FacebookRSS feed

Agrotec

Pêra Rincón de Soto comemora 20 anos de sabor premium e boa saúde na Fruit Attraction

As pêras com Denominação de Origem Protegida Rincón de Soto (La Rioja) celebram 20 anos de compromisso com a excelência, sabor e qualidade. A seleção das melhores variedades de blanquilla e de conferência, a localização do cultivo da pêra nos terraços mais baixos dos rios Ebro, Cidacos, Alhama, Iregua e Leza, juntamente com o clima e o bom trabalho dos seus agricultores, caracterizam esta pêra única no sabor e altamente saudável. À primeira vista, seu tamanho grande, forma mais longa e cor verde mais intensa da pele são surpreendentes. Sua poderosa doçura e polpa consistente explodem na boca, despertando sensações deliciosas, cheias de suculência. Um prazer para os sentidos.

Esta pêra tem história. Já era cultivada em campos cariocas há mais de quatro séculos. Foi a primeira fruta espanhola que obteve o reconhecimento de Denominação de Origem Protegida. No ano 2000, um grupo de agricultores visionários se uniu para promover a aprovação desse selo pioneiro autorizado em 2002. “A constituição da DOP foi o início de uma sólida aliança entre agricultores, cooperativas e empresas. Tem sido um caminho de esforço, empreendedorismo e aprendizado que trouxe estabilidade e confiança. Estamos orgulhosos dessa trajetória frutífera, alcançada graças à tenacidade de nossos agricultores e de todas as pessoas que compõem essa grande família”, destaca o presidente do Conselho Regulador da Peras Rincón de Soto DOP, Eduardo Pérez Malo.

Hoje, as pêras Rincón de Soto com o selo DOP são uma referência no mercado espanhol. Esta Denominação de Origem Protegida reúne 280 agricultores, especialistas em cultivos tradicionais, cujas propriedades familiares estão localizadas em 28 municípios de Rioja Alta, Rioja Media e Rioja Baja. Em uma área de 1.263 hectares, eles produzem de 20 a 25 milhões de quilos, dependendo das condições da campanha. Vinte centros de comercialização garantem o abastecimento ao território nacional, principalmente ao País Basco, Catalunha e Madrid, abastecendo todo o tipo de lojas, supermercados e grandes superfícies.

Esta fruta é um verdadeiro exemplo de sustentabilidade ambiental. Graças ao apoio do Conselho Regulador e sua equipe técnica, os produtores atingem padrões ótimos ao aplicar técnicas naturais de Produção Integrada, respeitando a saúde dos consumidores e do planeta. Eles contam com a inovação para melhorar suas lavouras com projetos pioneiros como o Phagefire, que busca soluções sustentáveis ​​para o controle de pragas. Assim, garantem aos seus consumidores fiéis peças com tamanhos impressionantes e doçura entre 13º e 19º Brix, aroma profundo, propriedades nutricionais abundantes - ricas em vitaminas, cálcio e fibras - e longa capacidade de conservação.

Uma fruta realmente fascinante

O presidente da DOP destaca o esforço dos agricultores, o trabalho respeitoso com tradição e orientado para a excelência. Graças a este compromisso, esta qualidade com selo próprio goza de grande prestígio. “Os agricultores são o nosso pilar. Eles cultivam com cuidado. Nossa agricultura tem um enorme valor social: gera economia, estabelece população em nossas cidades, protege o meio ambiente e favorece a alimentação saudável de milhares de pessoas”, destaca Eduardo Pérez, parabenizando o trabalho nas útlimas duas décadas.

Graças à confiança de seus consumidores, as pêras da DOP Peras de Rincón de Soto foram premiadas com o Prêmio "Sabor do Ano 2022". Esta distinção reconhece a sua qualidade de sabor e qualidade diferencial. Ideais para comer frescos, são surpreendentemente versáteis para se adaptarem desde receitas tradicionais à cozinha mais criativa. O trabalho de promoção deste Conselho Regulador, promovido com fundos de seus parceiros e apoio do Ministério da Agricultura de La Rioja, incentiva a prática de bons hábitos de vida, recomendando uma alimentação natural e equilibrada desde a infância com presença abundante de frutas de qualidade.

Celebração do 20º aniversário na Fruit Attraction

Na Feira Internacional de Frutas e Legumes, Fruit Attraction, esta Denominação de Origem Protegida celebra o seu 20º aniversário, de 4 a 6 de outubro em Madrid, sob o lema “20 anos que são a pêra”. A comemoração homenageará a excelência de agricultores, trabalhadores e empresas, perante um grande grupo de convidados, autoridades, instituições, clientes e profissionais. Será uma edição muito especial, onde também poderemos ver o engraçado mascote do DOP percorrendo os corredores do Pavilhão 5 – Espacio de La Rioja.

Esta feira será a melhor vitrine mundial de um projeto de qualidade que representa muito mais do que boa comida. É vida rural, estabilidade, compromisso, sustentabilidade e futuro para os jovens. “Estamos mais conscientes da importância de nos cuidarmos. Comer frutas de qualidade proporciona saúde e bem-estar. Este consumo sustenta a agricultura familiar e local, geradora de emprego, revitalizando o meio rural.