FacebookRSS feed

Agrotec

PEI-AGRI cria novo Focus Group: "Ferramentas digitais para gestão sustentável de nutrientes"

A Parceria Europeia da Inovação (PEI-AGRI) dá a conhecer o novo Focus Grupo #45: “Ferramentas digitais para gestão sustentável de nutrientes”, cuja primeira reunião está agendada para os dias 15 e 16 de março de 2022. Esta entidade, que visa fomentar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura e da silvicultura, procura 20 especialistas de toda a União Europeia para participarem neste Focus Grupo.

Focus Group reunir-se-á pelo menos duas vezes, durante um período de 12 meses, para encontrar uma resposta à principal questão:

Quais são as principais condições, funções e requisitos técnicos a serem desenvolvidos, para promover e facilitar o uso de aplicativos digitais para a gestão de nutrientes na agricultura?

O melhor conhecimento e a compreensão dos processos naturais afetados pelas operações de gestão agrícola, são fundamentais para melhorar a eficiência e as soluções digitais podem ajudar os agricultores a gerar esse conhecimento, bem como na tomada de melhores decisões de gestão. Uma gestão de recursos eficiente irá melhorar a sustentabilidade económica e ambiental das explorações agrícolas.

Os sistemas de aconselhamento no futuro quadro CAP deverão usar aplicações digitais para suporte de decisão de gestão nas explorações, para a gestão de nutrientes com especial foco no azoto e fósforo (como a Ferramenta de Sustentabilidade Agrícola da Comissão Europeia - ou FaST).

A Comissão pretende desenvolver uma plataforma modular para a criação e utilização de soluções para agricultores, com base em “machine learning”, aplicado ao reconhecimento de imagem, bem como o uso e reutilização de IoT em operações baseadas em dados de clima, aplicativos de observação da Terra para aplicação de gestão de precisão da rega, gestão de pragas, avaliação de emissões e remoções de GEE (ou seja, agricultura de carbono), entre outros.

A presença de portugueses será muito importante para que as condições particulares de Portugal e do Sul da Europa sejam tidas em conta, tanto que mais que os resultados são utilizados para a abertura de concursos de programas Europeus, bem como influenciam decisões sobre futuras medidas de política.

A primeira reunião está marcada para15-16 de março de 2022.

Leia mais sobre o Focus Group,aqui.

Aceda aqui para se inscrever.