FacebookRSS feed

Agrotec

Parque de Exposições promove Braga no estrangeiro

fullsize-agro-2013AGRO 2013 recebeu comitivas de Clermont-Ferrand e da Galiza no sentido de estreitar laços para futuros projetos comuns

A estratégia do Parque de Exposições de Braga (PEB) passa por alargar o seu campo de ação e criar um efeito sinérgico entre várias entidades nacionais e internacionais, no sentido de potenciar a economia nacional, permitir a internacionalização dos agentes económicos e promover Braga no estrangeiro. Foi esta a conclusão da sessão de assinatura do protocolo entre o Parque, a Câmara Municipal de Braga e o Município de Clermont-Ferrand realizada hoje (dia 12), na AGRO 2013, e que contou com a presença de Manuela Ferreira, vereadora da cidade francesa, e de Gérard Quenot, diretor da Unidade de Missão de Relações Internacionais do município francês.

Clermont-Ferrand

Miguel Corais, administrador-executivo do PEB, afirmou que querem ser vistos como agentes facilitadores e envolver, de uma forma integrada, todos os agentes estratégicos nesta situação. “Esta questão de Clermont-Ferrand serve de projeto piloto para que isto seja possível. Em primeiro lugar, porque é uma cidade com uma grande comunidade de luso descendentes e portugueses e, depois, porque dispõem de uma feira agrícola de grande dimensão, sobretudo, no setor pecuário, e para a componente da AGRO isso também é importante”. Vítor Sousa, vice-presidente da autarquia de Braga, defendeu também a importância da linha aérea que ligará o Porto à cidade francesa, e que poderá servir como ponto de atração para o turismo de Braga.

Num momento dedicado à Galiza, a feira recebeu ainda a visita de uma comitiva. Alejandro Rubín, diretor da Expourense, defendeu a cooperação transfronteiriça e reforçou o apoio ao projeto de Braga como cidade de congressos para dinamizar os negócios. “São relações como esta, que se celebram aqui hoje, que nós valorizamos muito, como valorizamos também o crescimento que efetivamente vemos. É uma alegria entrarmos nesta feira e vermos todo este dinamismo, todos estes adornos que significam vida. E se se vê vida, vê-se predisposição para fazer muitas outras coisas, o que faz muita falta neste momento”, concluiu.

Luís Menor, representante da Junta da Galiza, defendeu a importância de potenciar a presença da província da Galiza na AGRO 2013 e em Braga. “Porque somos povos irmãos, unem-nos a cultura, a proximidade geográfica e ainda mais a situação de necessidade que estamos a viver. Achamos que iniciativas como esta, tão importantes e tão ligadas à terra, marcam o momento de seguir em frente. Espero que isto seja uma alavanca para que todos possamos sair desta sitauação, com o apoio de todos, com trabalho e com esforço”.

Durante o dia, realizaram-se vários seminários que debateram temas como “Os apoios à agricultura”, “Floresta: Investimento na Pequena Propriedade”, “Bem-estar animal”, “A Fileira Agroflorestal”, “A Gestão da Água: um fator de competitividade”, entre outros. Também foi possível conhecer o vencedor do concurso da raça arouquesa e deu-se início a um conjunto de show cookings, desta vez com o chef Nuno Maia, formado na École Supérieure de Cuisine Française, em Paris.