Ourique recebe Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva em defesa da viabilidade da vida no campo
“Como é possível que a sociedade despreze aqueles que os alimentam? Porque é que agricultores, pecuaristas e pescadores passaram de heróis a vilões? Porque é que a sociedade atual não só não nos valoriza, como, pelo contrário, considera-nos inimigos do ambiente, parasitas da PAC, “senhores” de outros tempos, abusadores de animais? Por que razão, se os preços sobem, os nossos campos continuam a ser abandonados?” Estas são algumas de muitas questões que são levantadas no livro do escritor espanhol, Manuel Pimentel, “La Venganza del Campo”, num ensaio que tenta compreender os paradoxos da atual sociedade e da desvalorização da vida do campo, dos agricultores, produtores pecuários e outros responsáveis pela defesa da biodiversidade e do povoamento das zonas do interior. E é com estas reflexões que o escritor, agrónomo, advogado, ex-ministro do trabalho espanhol, Manuel Pimentel, vai abrir, como ponto de partida, o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Caminhos para a Renovação Geracional a decorrer em Ourique a 14 e 15 de novembro.
Renovação Geracional, Sanidade Animal e Vegetal, Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado/Dehesa são os temas dos painéis que vão juntar agricultores e produtores pecuários, técnicos, políticos numa reflexão à escala ibérica que se pretende congregadora dos principais anseios e reivindicações dos agricultores e produtores pecuários. Entre os convidados para participar nos painéis e nas mesas redondas estão eurodeputados, diretores gerais de organismos de alimentação e veterinária, de Investigação Agrária e Veterinária, de Planeamento e Políticas, investigadores, responsáveis por associações, confederações e cooperativas portuguesas e espanholas, ministros de ambos os lados da fronteira.
O Congresso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias de España e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Tem o patrocínio oficial de entidades bancárias ligadas ao mundo rural dos dois países, designadamente o Crédito Agrícola e a Caja Rural del Sur.
As inscrições estão abertas a todos quantos tenham interesse nestas temáticas do mundo rural. Para inscrição ou mais informações aceder ao site do Congresso.