FacebookRSS feed

Agrotec

Organizações de Produtores de Pequenos Frutos pedem auxílio ao Governo

A Lusomorango, a Madre Fruta, e a Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur – as duas Organizações de Produtores (OP) e a Associação de Produtores – enviaram uma carta aos Ministros de Estado, da Economia e Transição Digital; do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; da Agricultura; e ao Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. O objetivo é pedir auxílio.

Pequenos Frutos

Juntas, estas três Organizações de Produtores (OP) de Pequenos Frutos representam, em termos anuais, 140 milhões de euros de volume de negócios e 120 milhões de euros de exportações. Em termos de emprego, respondem por cerca de cinco mil postos de trabalho, mais de metade permanentes.

Atendendo, nos últimos dias, à rápida deterioração das condições da sua atividade empresarial – motivada por diversos fatores como quebra de vendas; redução do preço médio dos produtos em 40%; aumento dos custos de produção; subida dos custos de transporte e logística; falta de mão-de-obra –, estas OP’s dirigiram uma missiva aos três Ministérios, no sentido de darem a conhecer as suas dificuldades no terreno e sugerirem medidas adicionais de apoio ao setor hortofrutícola e dos pequenos frutos, em particular. Só desta forma, garantem, conseguirão assegurar a atividade e o emprego.

Entre as medidas complementares sugeridas, como a eliminação por seis meses da TSU ou o adiamento do pagamento de IRC para as empresas do setor, as três OP’s apontam ainda para a necessidade de o setor poder aproveitar os trabalhadores em lay-off e recém-desempregados, para fazer face às exigências das colheitas que se aproximam. Mas, sobretudo, pedem que sejam implementados mecanismos de retirada de produto do mercado, de forma a adequar e a regular a oferta à procura – uma possibilidade que a regulamentação comunitária já contempla para outras frutas, como pera, melancia ou tomate, mas que não está prevista para pequenos frutos (framboesas, morangos, amoras, mirtilos).