FacebookRSS feed

Agrotec

O que vai encontrar na Agroglobal 2021?

A revista Agrotec preparou um resumo do que vai encontrar na Agroglobal este ano de 2021. Desde as empresas que se encontrarão a apresentar as suas novidades assim como informações sobre as conferências e eventos que estão planeados acontecer vai puder encontrar tudo nesta publicação.

Depois de em 2020, a organização ter optado pelo formato virtual do evento, devido à pandemia causada pela Covid-19, nesta edição a feira volta a acontecer presencialmente, em Valada do Ribatejo, no concelho do Cartaxo. Além disso, este ano a Agroglobal acontecerá num formato inovador, baseado num conceito de “Feira Viva”, no qual serão desenvolvidas todo o tipo de acções e trabalhos a levar a cabo na produção de cereais – com destaque para o milho -, desde a mobilização dos solos até à sua colheita.

O evento, cuja organização está a cargo de dois agricultores de renome – Engenheiro Joaquim Pedro Torres e Engenheiro Manuel Paim –, contará, ainda, com a presença das principais marcas e clientes da fileira agrícola nas áreas das sementes, irrigação, máquinas agrícolas, agro-químicos, correctivos, transformação e sector do leite.

“Começámos os preparativos para esta edição da Agroglobal com a esperança de que os dias 7, 8 e 9 de Setembro pudessem ser o reencontro físico do sector agrícola. A esperança transformou-se na convicção de que, com certificado digital ou teste covid, ou mesmo sem restrições, a Agroglobal 2021 será uma realidade”, refere Joaquim Pedro Torres, agricultor e promotor do evento. “A fileira agrícola não vai baixar os braços, quer produzir mais e com mais valor acrescentado, e por isso falará a uma só voz em Valada do Ribatejo! É importante e necessário”, acrescenta.

A revista Agrotec também fará presença deste importante certame para o setor agrícola. No seguinte vídeo relembrar a participação da nossa revista na edição de 2018 assim como alguns dos momentos chave deste evento.

OS EXPOSITORES NA AGROGLOBAL 2021

Apresentamos aqui alguns dos expositores que vai puder visitar nos três dias do certame. Pode aceder à lista completa aqui. Poderão trocar ideias, fazer negócios ou simplesmente confraternizar, claro que respeitando as medidas de segurança em vigor, recomendadas pela DGS e adoptadas pela organização do evento. Obrigatória a apresentação à entrada de certificado digital ou teste. O certificado, ou teste válido para o período da feira, permite a aplicação de uma pulseira válida para os 3 dias. O uso de mascara é obrigatório sempre que haja aglomeração de pessoas.

Haifa - A novidade mais curiosa da Haifa na Agroglobal é o anúncio de que será a primeira empresa do mundo a enviar fertilizantes para o espaço, com vista a um ensaio de produção de grão-de-bico. Já para uma agricultura mais terrena, a Haifa apresenta na feira a sua nova gama de bioestimulantes HaifaStim e novas gamas CRF (fertilizantes de libertação controlada em função da temperatura do solo), sendo um deles o CoteN Mix, com libertação controlada de azoto e formulado à medida das necessidades de cada exploração agrícola, que está em teste nos campos demonstrativos da Agroglobal.

Companhia das Lezírias - Mesmo em plena crise pandémica, a Companhia das Lezírias (CL), a maior empresa agrícola do país, não baixou os braços e lançou em maio o seu primeiro vinho biológico, o Tyto alba Vinhas Protegidas Tinto Biológico. Este lançamento está inserido no compromisso ABC 2020-2030: + Ambiente, + Biodiversidade e – CO2. Para o presidente do Conselho de Administração da CL, António Coelho de Sousa, a sustentabilidade é o rumo a seguir, tendo como meta até 2030 atingir 25% de vinha em modo de produção biológico. Na investigação aplicada, uma das “missões” da CL, nas palavras do seu líder, o destaque vai para o projeto de rega gota-a-gota no sobreiro, que pretende avaliar o impacto da rega na antecipação do ciclo e aumento de produção da cortiça.

Altice - A Altice vai apresentar na Agroglobal um projeto de investigação que promete transformar o setor agroalimentar em Portugal. Designado por Living Lab Agrotech 4.0, este projeto que agrega empresas, municípios, instituições de ensino superior e  representantes dos agricultores pretende tirar partido de diferentes soluções tecnológicas desde a robótica à automatização e sensorização. “Aumentar a produtividade da fileira frutícola, do azeite, dos  lacticínios e do vinho é o objetivo desta investigação que quer atuar em áreas como a gestão hídrica, a logística, o comércio electrónico e as vendas no comércio local e internacional”, assegura Jorge Patrício, diretor B2B da Altice.

Rovensa - Nesta edição da Agroglobal, o grupo Rovensa quer dar a conhecer a sua marca enquanto player internacional na indústria agroquímica. O grupo opera em três áreas de negócio: a nutrição vegetal, o biocontrolo e a proteção de culturas, e é composto por várias empresas como a antiga Sapec e a Selectis, especialistas na proteção de culturas. Nas palavras de Luís Silva, diretor executivo da Rovensa Portugal, o grupo tem como missão fazer a diferença “na nova era de produção de alimentos, onde todos vamos ter que voltar às origens e reaprender a fazer uma agricultura mais sustentável”.

Yara - A Yara, empresa especialista em nutrição vegetal, diversificou a sua gama de soluções e disponibiliza aos agricultores bioestimulantes para aplicação via foliar, tratamento de sementes e fertirrigação. Dentro desta linha, a empresa espanhola vai lançar na Agroglobal o YaraVita Biotrac, que contém na sua composição extrato de algas Ascophyllum nodosum, assim como o bioestimulante YaraVita BioNue que contribui para melhorar a absorção de nutrientes e o crescimento vegetativo. Em foco vai estar ainda a gama Yararega, área em que a empresa foi pioneira, ao desenvolver e produzir fertilizantes granulados NPK, totalmente solúveis e vocacionados para a fertirrigação. 

Ascendum - Criada em Março deste ano, a Ascendum Agro é a grande novidade da marca para conhecer na Agroglobal. A nova empresa é distribuidora de máquinas e equipamentos agrícolas Valtra. No stand da Ascendum os visitantes vão ter oportunidade de experimentar um simulador que ajuda na formação de operadores de equipamentos florestais.

Grupo Politejo - A participar pela segunda vez na Agroglobal, o Grupo Politejo vai dar a conhecer aos visitantes a gama Lusogreen, através da qual disponibiliza soluções de rega, desde a captação até à distribuição de água das culturas agrícolas. O grupo, especialista em soluções termoplásticas, é o único fabricante português de tubos gotejadores, uma aposta que teve início em 2018. Em destaque vão estar também os tubos de polietileno e os tubos de pvc orientado.

Repsol - O gasóleo Repsol AgroDisel e+10 é a grande novidade que a marca espanhola vai levar à Agroglobal. Este combustível é recomendado pelos maiores fabricantes de maquinaria agrícola, como a John Deere e a New Holland. A empresa oferece ainda aos agricultores a possibilidade de instalação de tanques para consumo próprio nas explorações agrícolas, destacando-se ainda o facto de disponibilizar laboratórios móveis que vão às explorações avaliar a qualidade do gasóleo.

Irrifarm - A Irrifarm participa na Agroglobal com um stand onde estarão patentes equipamentos da sua representada Otech (pivots para rega) e na área das máquinas agrícolas uma novidade única em Portugal: um plantador de cebolas 100% automático, de fabrico japonês. Destaque ainda para os equipamentos misturadores de alimentos para animais do fabricante líder mundial Siloking e para os veículos UTV da marca Corvus para apoio à agricultura.

The Navigator Company - “A falta de eficiência produtiva torna a madeira de eucalipto da Península Ibérica a mais cara do Mundo”. Quem o afirma, é João Lé, da The Navigator Company. Para o administrador executivo desta empresa nacional “só através de um aumento de produtividade é possível passarmos de uma disponibilidade anual de 8 milhões de metros cúbicos de madeira de eucalipto para 10 milhões, reduzindo deste modo grande parte das importações da indústria”. Nesta conversa, abordamos ainda a nova estratégia florestal europeia para 2030 que necessita de “mais coerência” entre as várias políticas para o setor florestal, o financiamento de 615 milhões de euros para a floresta contemplados no Plano de Recuperação e Resiliência e o compromisso da The Navigator Company em alcançar a neutralidade carbónica, em 2035, nas suas fábricas, cerca de 15 anos antes das metas estabelecidas pela União Europeia.

AGRO.GES - A AGRO.GES vai estar, uma vez mais, presente na AGROGLOBAL (no stand 224), que decorrerá em Valada, nos próximos dias 7, 8 e 9 de Setembro. Para marcar a nossa presença nesta edição daquela que é a maior feira agrícola nacional, a empresa vai organizar uma conferência, que terá lugar no dia 9, pelas 10h e que será antecedida pelo lançamento de um livro da autoria do Prof. Francisco Avillez, intitulado A Agricultura Portuguesa: Desafio para o futuro.

CELPA - A CELPA- Associação da Indústria Papeleira organiza no dia 7 de setembro, às 14h30, na Agroglobal, no auditório Armando Sevinate Pinto, um debate sobre “Florestas de Produção: Um Marco para a Sustentabilidade”, que sentará à mesma mesa os protagonistas industriais das fileiras de base florestal. 

Caixa Geral de Depósitos - A Caixa Geral de Depósitos é patrocinadora da Agroglobal e contará no seu stand na feira com uma equipa comercial alargada para receber clientes de todo o país. A Caixa Invest Agro é a principal solução da CGD para financiamento dos setores agrícola e agroindustrial, tendo associada uma Garantia de 70% do Fundo Europeu de Investimento. Filipe Ravara, responsável pelas soluções Agro na CGD, revela que esta linha já permitiu financiar um elevado número de projetos e afirma que a linha de financiamento “Marketing e Comercialização de Produtos Agrícolas”, criada pela CGD para apoio à agroindústria, é outra das soluções em que o banco público está fortemente apostado.

Magos Irrigation Systems - A Magos Irrigation Systems apresenta na Agroglobal as principais obras de regadio que realizou nos últimos anos em Portugal e contará com apresentações técnicas por parte dos fabricantes líderes mundiais de sistemas e equipamentos de rega que representa no mercado nacional. António Gastão, administrador da Magos Irrigation Systems, revela que a empresa vai inaugurar, até final de 2021, nas suas instalações em Salvaterra de Magos, uma nova nave com 4000 m2, para produção de quadros elétricos, serralharia, coletores, entre outros componentes, que lhe permitirá aumentar a eficiência da operação, acompanhando o crescimento da agricultura de regadio.

Herculano- A Herculano faz uma aposta crescente na construção de equipamentos agrícolas ajustados às necessidades da agricultura 4.0. Na Agroglobal apresentará dois equipamentos inovadores: o reboque HTP, modelo multifunções concebido para os trabalhos mais duros e difíceis, com corpo e porta traseira em HARDOX 450 de 6mm, três eixos e sete metros de estrado, e a cisterna inteligente “Green Precision”. Este último equipamento, desenvolvido em parceria com o INESC-TEC, é um espalhador de efluentes pecuários que incorpora tecnologia VIS-NIR, para analise da composição do chorume, permitindo aplicação a taxa variável consoante as necessidades dos terrenos agrícolas. A cisterna está equipada com um braço de descarga multidirecional. Outra das novidades deste fabricante português é uma aplicação para smartphone, através da qual os clientes vão poder customizar os equipamentos Herculano, escolhendo os opcionais, e fazer encomendas online.

Timac Agro - A Timac Agro lança na Agroglobal uma nova geração de bioestimulantes foliares – ADN Timac Agro – composta por cinco gamas de produtos. No pivot de milho da feira, este fabricante francês tem em campo um programa com fertilizantes granulados e bioestimulantes radiculares e outros que permitem obter produtividades acima da média com menos inputs de unidades de azoto à cultura. A Timac Agro conta com uma equipa de 60 assistentes técnicos de campo que prestam um serviço de aconselhamento aos agricultores de Norte a Sul do país e nas Ilhas.

Crédito Agrícola - O Crédito Agrícola volta a patrocinar, pela oitava edição consecutiva, a Agroglobal, o maior certame profissional que reúne o sector agrícola com o objectivo de partilhar conhecimento e ideias inovadoras que potenciem os negócios da fileira agrícola. O evento está agendado para os dias 7, 8 e 9 de Setembro. Como um dos principais patrocinadores da Agroglobal desde a 1ª edição, em 2009, o Crédito Agrícola volta a marcar presença, pela oitava vez consecutiva, nesta feira de índole exclusivamente profissional, como patrocinador do evento e com um stand onde dará a conhecer a sua oferta de produtos e serviços.

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. - O IFAP estará presente na AGROGLOBAL 2021. No stand do IFAP os agricultores poderão obter informação sobre as diversas áreas de atuação do Instituto, nomeadamente ajudas e apoios disponíveis, esclarecimentos relativos ao pagamento de ajudas, informação acerca dos projetos de investimento em curso entre outros assuntos.

BPI - O BPI patrocina a 8ª edição da Agroglobal, considerada a maior feira agrícola exclusivamente destinada a profissionais. A edição deste ano vai ser realizada em modo presencial, estando agendada para os dias 7, 8 e 9 de setembro, em Valada do Ribatejo, concelho do Cartaxo. Patrocinador da Agroglobal desde a sua génese, o BPI estará presente com um stand, aberto todos os dias das 10h00 às 18h00, com a presença de equipas comerciais do Banco, especializadas no apoio ao financiamento do setor agrícola. Um dos pontos altos do certame será o evento de lançamento da 10ª edição do Prémio Nacional de Agricultura, sob o tema “Os desafios da Agricultura”, que decorrerá no dia 8 de setembro, às 16h00. A iniciativa organizada em parceria entre o BPI e a Cofina (Correio da Manhã e Jornal de Negócios), que conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e o apoio da PwC, celebra uma década de existência na promoção e valorização dos casos de sucesso nacionais do setor. Além de disponibilizar um vasto conjunto de instrumentos financeiros para o desenvolvimento do negócio e de participar nas principais feiras agrícolas, as empresas agrícolas encontram no BPI equipas especializadas, sempre disponíveis para apresentar as soluções de investimento, gestão de tesouraria e cobertura de risco que melhor se adequam ao seu negócio.

Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas - A ANIPLA e a VALORFITO se juntam-se a uma das maiores feiras agrícolas nacionais, a AGROGLOBAL, para um conjunto de demonstrações sobre algumas das boas práticas promovidas na Smart Farm, a quinta inteligente da ANIPLA, fundamentais na utilização de produtos fitofarmacêuticos e em linha com os compromissos da indústria para 2030, já anunciados. De uma forma prática e interativa, com a ajuda da Comissão de Agricultura Sustentável (CAS), o objetivo é levar até à AgroGlobal um pouco do dia-a-dia que se vive na Smart Farm, na Companhia das Lezírias, ao nível da formação de profissionais do setor. Proteção da água, preparação da calda e gestão de embalagens vazias – estará em destaque nestas demonstrações, divididas em 4 sessões com duração média de 20 a 30 minutos cada.

REPLANTO rePLANt, projeto de interesse nacional que junta várias entidades do sector florestal, desde empresas líderes do sector a entidades de Investigação & Inovação (I&I), aproveitará a oportunidade para divulgar, juntos dos visitantes esperados, o projeto que o rePLANt está a desenvolver no âmbito da gestão inovadora da floresta portuguesa, bem como dar a conhecer o trabalho desenvolvido e alguns resultados obtidos. A Agroglobal vai contar com a presença de vários parceiros do rePLANt que pretendem dar a conhecer a sua atividade, através de presenças físicas como ativações em stands e/ou sessões de esclarecimento/demonstração onde os visitantes poderão conhecer alguns dos equipamentos e inovações tecnológicas mais eficientes, inteligentes e que abrem caminhamos para a floresta 4.0.

Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na AgriculturaO SFCOLAB participa na Agroglobal, que se realiza de 7 a 9 de Setembro de 2021 na Valada. Poderá encontrar esta instituição no Pavilhão Inovação. 

Porbatata - A Porbatata mais uma vez irá estar presente, no evento dedicado à agricultura profissional. Estararão presentes com um stand, onde os sócios e parceiros estarão representados. Durante os dias da feira, será feita a colheita dos campos de demonstração de variedades de batata. Dia 7 de Setembro serão colhidas as variedades de consumo: Avanti; Camel; Monalisa e Sunred. Dia 8 de Setembro serão as variedades de indústria; Beyonce e Lady Amarilla e parte das variedades Camel e Yona e Dia 9 de Setembro será a variedade Yona, para finalizar a colheita.

Instituto da Vinha e do Vinho - O Instituto da Vinha e da Vinho (IVV) participa na Agroglobal com um stand localizado na área de exposição do vinho, onde também estarão presentes as CVRs e a Cité du Vin de Bordéus. 

Irricampo - A Irricampo apresenta na Agroglobal a nova plataforma Valley 365, que permite ao agricultor aceder num só local de forma agregada, via smartphone ou PC, a diversas informações de campo obtidas através dos mais variados sensores, estações meteorológicas, dados de colheita de ceifeiras e imagens NDVI, facilitando a análise e gestão de dados e o planeamento de grande parte das operações agrícolas, incluindo a rega, e permitindo assim uma maior precisão desta. Prestes a celebrar o seu 40º aniversário, em 2022, a Irricampo baseia o sucesso do negócio na qualidade dos sistemas de rega que instala, no capital humano, na fiabilidade e robustez da empresa e na confiança que transmite ao seus clientes.

Nufarm - «A nossa presença na Agroglobal é uma plataforma 360º para mostrar a clientes e fornecedores o trabalho do ano agrícola e para projetar o futuro», afirma Madalena Miguel, Country Manager Portugal da Nufarm. A empresa comemora 20 anos no mercado português e vai aproveitar a presença na Agroglobal para lançar a sua Estratégia 3.1, onde está incluído o conceito de solução técnica, ou seja, produtos tecnológicos que visam reduzir a quantidade de substância ativa nas culturas e no meio ambiente, com elevada performance. Relembre a participação da NUFARM em 2018 aqui.

Petroibérica - A Petroibérica vai lançar na Agroglobal o gasóleo agrícola Extreme, um combustível aditivado que garante uma melhor performance, maior rendimento e máxima proteção dos motores. A empresa portuguesa disponibiliza ainda aos agricultores 10 centros de distribuição de combustível para o setor agrícola de Norte a Sul do país, assim como a possibilidade de instalação de depósitos ou estações de abastecimento para consumo próprio nas explorações agrícolas.

Moviter - O Grupo Movicortes vai estar presente na Agroglobal com três stands: um dedicado aos tratores da marca Massey Ferguson, um segundo para os tratores das marcas Hürlimann, Eseki e LS Tactor e um terceiro com equipamentos florestais das marcas Hitachi, Varata (grupo John Deere), Avant e Doppstadt. Entre as diversas novidades a apresentar e experimentar na feira destacam-se os tratores Massey Ferguson para campo aberto dos modelos MF5S e MF8S; o trator modelo XB125 da Hürlimann, com potências de 95 a 126 cv; um corta-relva do fabricante japonês Eseki e a nova gama stage 5 de tratores compactos sul-coreanos da LS Tactor, com motorizações de 25 a 60 cv. Na área florestal, os destaques vão para o pré-triturador de raízes Inventor 6 do fabricante alemão Doppstadt, alimentado por uma escavadora de rodas Hitachi, uma dupla que fará demonstrações nos três dias da Agroglobal, revela Arnaldo Sapinho, administrador da Moviter, empresa do grupo Movicortes.

Grupo Auto Júlio - Um carregador de uso doméstico que permita uma melhor gestão do carregamento das baterias dos veículos elétricos é a grande novidade que o Grupo Auto Júlio vai dar a conhecer aos visitantes da Agroglobal. Este equipamento, que resulta da sinergia entre várias empresas do grupo nacional, visa reforçar a aposta feita nos últimos anos no ramo dos carros de propulsão exclusivamente elétrica.

STIHL - A STIHL vai apresentar na Agroglobal uma novidade mundial: o sistema de correntes de corte para motosserras profissionais. Este sistema de nome HEXA, distingue-se pelo elevado desempenho, cerca de 12% superior aos outros modelos da marca alemã, assim como pela facilidade de manutenção, mais concretamente, na afiação. Quanto ao futuro, a substituição das ferramentas portáteis motorizadas a gasolina por produtos a bateria é uma tendência que veio para ficar.

UPL Portugal - A UPL Portugal, criada em 2019, apresenta-se oficialmente ao mercado português na Agroglobal, com a ambição de ser uma das cinco principais empresas na área da proteção das plantas em Portugal. Para tal, conta com ferramentas tais como a estratégia Pronutiva, que combina fitofármacos convencionais, biosoluções e ferramentas digitais para ajudar os agricultores a produzir mais e melhores alimentos, com níveis de resíduos próximos do zero, revela José Buendia, country manager da UPL para a Península Ibérica.

Consulai - A Consulai celebra este ano o 20º aniversário, afirmando-se como uma empresa inovadora, irreverente e uma referência na área da consultadoria agrícola. Na Agroglobal, apresenta um serviço ambiental inovador para o setor agrário e organiza quatro seminários: “Frutos Secos- Mercado e Oportunidades” (7 setembro, 14h30) ; “A Fileira do Azeite Nacional: Sustentabilidade e Novas Oportunidades” (8 setembro, 10h30); “Economia Circular” (na tarde de 8 setembro) e “Vinha e Vinho: Uma Fileira com Provas Dadas e Enorme Potencial” (9 setembro, 10h30). Também a não perder: a sunset party de encerramento da feira no stand da Consulai!

Agromillora - A Agromillora, obtentora de variedades e viveirista de referência nas culturas do olival, amendoal e fruteiras, é patrocinadora da Agroglobal, onde tem campos de ensaio de amendoal de sequeiro e de amendoal em sebe e participa como oradora nas conferências dos frutos e do olival.
Pedro Foles, responsável da Agromillora, considera que «a próxima década será decisiva para a afirmação do amendoal em sebe em Portugal» e que o nosso país tem o know-how necessário para liderar internacionalmente, a nível técnico e tecnológico, este modelo de produção de amêndoa.
Quanto ao olival em sebe, onde a Agromillora tem um programa de melhoramento genético há 25 anos, o futuro passa por plantar híbridos de variedades tradicionais, adaptados à colheita 100% mecânica, e que respondam simultaneamente às necessidades do campo e do lagar para obtenção de azeites diferenciados e de qualidade.

Entogreen - A Entogreen participa na Agroglobal com o objetivo de encontrar parceiros para comercialização do seu fertilizante orgânico, obtido através de bioconversão de desperdícios vegetais da agroindústria, usando a mosca soldado negro. Este fertilizante será produzido em larga escala numa fábrica em Santarém, a partir do final de 2022. Um investimento de 10,7 milhões de euros, para converter anualmente 36 mil ton de subprodutos vegetais da região em 7000 ton de fertilizante, 22.500 ton de proteína de inseto e 500 ton de óleo de inseto para alimentação animal. No dia 8 de setembro, à tarde, a Entogreen lança na Agroglobal o projeto “Olival Circular”, que consiste em dar um destino adequado ao bagaço de azeitona como alimento para insetos que o convertem em fertilizante orgânico para solos agrícolas. Uma forma de resolver um problema ambiental, transformando um resíduo em recurso.

Moneris - A Moneris volta a atribuir ao stand mais inovador da Agroglobal o “Prémio Moneris de Agricultura”, à semelhança do que aconteceu na edição virtual da feira, em 2020. O júri do prémio avaliará diversos critérios, entre os quais a inovação e a sustentabilidade dos expositores. O prémio consiste em serviços de consultadoria (financeira, contabilística, fiscal, de fusões e aquisições, entre outros) prestados pela Moneris.

Sovena - Jorge de Melo, CEO da Sovena, revela que o grupo, vai iniciar a plantação de amendoal no Alentejo, através da empresa Nutrifarms, enquanto na Colômbia se prepara para investir na transformação de óleo de abacate. A Sovena continua assim a investir na produção e transformação de alimentos saudáveis, através de métodos de produção sustentáveis, respeitando os solos e a biodiversidade dos ecossistemas.

Agrovete - A família Ferraz da Costa adquiriu a Agrovete em 1971 e desde então tem contribuído para a modernização do setor agropecuário, com genética (sementes) inovadora e equipamentos para pecuária. Pedro Ferraz da Costa, CEO da empresa, revela o seu mais recente investimento – a canábis medicinal – e reflete sobre a agricultura em Portugal, defendendo: «precisamos de nos mobilizar em defesa da agricultura nacional e do regadio».

Joper Tomix - A centenária Tomix inaugurou em julho uma nova fábrica em Samora Correia e anuncia um avultado investimento, para os próximos dois anos, em investigação, desenvolvimento e fabrico de equipamentos para pulverização de precisão, indo ao encontro das necessidades dos agricultores e das políticas ambientais da UE.  Estes projetos de elevado índice tecnológico têm a colaboração de duas universidades.

Irritec - A Irritec apresentará na Agroglobal a Extreme T, uma nova fita de rega com grande superfície de filtragem, resistente à obstrução, mesmo com águas de pior qualidade. Ricardo Cabaço, responsável da Irritec em Portugal, fala ainda de novas tecnologias, tais como os sensores IOT (Internet das Coisas), que prometem revolucionar o mercado da rega nos próximos anos.

 AgriPro - As soluções biotecnológicas para fitossanidade e nutrição das plantas são um caminho de futuro no portfólio da Agripro. Na Agroglobal, a empresa fará o lançamento mundial, junto com o seu parceiro Kimitec, de um produto para quebra de dormência das plantas e melhoria da produção. Os ensaios realizados em Portugal demonstram que tem resultados muito similares à cianamida hidrogenada, entretanto proibida na Europa.

Fertinagro - A linha de biocontrolo e o lançamento de uma gama de complementos para nutrição animal em modo de produção biológico são as grandes novidades da Fertinagro na Agroglobal. Nos campos demonstrativos da feira, a empresa apresenta os seus planos de fertilização integral, focados em potenciar a componente microbiológica do solo.

(Em atualização)