FacebookRSS feed

Agrotec

O que devem conter os rótulos dos produtos alimentares

VM_471_dinheiro_moca-supermercadoA rotulagem dos alimentos tem como objectivo informar os consumidores sobre as características dos produtos alimentares embalados, pelo que a escolha dos alimentos, nos pontos de venda deverá passar sempre pela leitura do rótulo. No rótulo de um produto alimentar poderá encontrar informação relativamente às suas características nutricionais, à forma de conservação, utilização, e tempo de vida útil, entre outras informações.

Há informação que é obrigatória constar num rótulo:

Denominação de venda

É o nome do produto alimentar. A marca de fabrico ou comercial pode ser facilmente confundida com a denominação de venda mas são informações distintas. Se o produto tiver sido sujeito a algum processamento industrial, este deve constar na denominação de venda (ex: aromatizado).

Lista de ingredientes que compõem o produto

Todos os ingredientes utilizados para o fabrico do produto alimentar têm obrigatoriamente que ser apresentados nesta lista, por ordem decrescente em termos de quantidade em que se estão presentes. Os Aditivos são representados pela sua categoria e pelo seu nome específico ou pela letra “E” seguida de um número com três algarismos (Ex: antioxidante E300). Os Alergénicos são substâncias que também têm que constar na lista de ingredientes (Ex: glúten, ovos, crustáceos, amendoim, soja, leite, etc). Esta informação é precedida por “contém….”.

Antes da compra de um produto alimentar, deve verificar a lista de ingredientes, uma vez que poderá ser uma boa forma de percepcionarmos quais as suas principais características. Além disso, quando o alimento não contém informação nutricional, esta lista poderá permitir-nos inferir sobre as suas características nutricionais.

Quantidade líquida contida na embalagem

A quantidade líquida refere-se à quantidade em que o produto alimentar está presente na embalagem. Esta quantidade pode ser expressa em volume (l, cl ou ml) ou em massa (kg ou g). Se o alimento estiver envolvido num líquido, a quantidade líquida refere-se ao total, isto é, o peso do alimento conjuntamente com o peso do líquido. Nestes casos, aparece também referido o peso escorrido, ou seja, o peso do alimento sem o líquido envolvente.

Prazo de validade

O prazo de validade é a data limite até à qual o alimento pode ser consumido. Pode ser apresentado como: Data limite de consumo, “Consumir até… (dia, mês) ” – alimentos que se deteriam facilmente; Data de durabilidade mínima; “Consumir de preferência antes de…” (dia, mês) – alimentos com duração inferior a 3 meses ou “Consumir de preferência antes do fim de…” (mês, ano) – alimentos com duração de 3 a 18 meses

Lote de fabrico

O lote de fabrico refere-se ao lote no qual aquele alimento é inserido. Este é um dado importante para se fazer a rastreabilidade do produto alimentar, caso ocorra alguma não conformidade.

Nome e morada da entidade que lança o produto no mercado

É referenciado o nome e a morada da entidade que é responsável por todas as menções colocadas no rótulo do produto ou a empresa que o distribui.

Condições de conservação (quando o alimento é perecível)

Quando o alimento é perecível são referenciadas as condições às quais o alimento deverá ser mantido para garantir um estado adequado de conservação, para não perder as características iniciais até findar o prazo de validade.

A informação nutricional é facultativa e refere-se à composição nutricional dos produtos alimentares e à energia que fornecem. Esta pode ser uma informação simples que apresenta apenas o valor energético do alimento e o teor em proteínas, hidratos de carbono e lípidos, ou completa e nesse caso comunicam-se também os teores em açúcares, ácidos gordos saturados, colesterol, ácidos gordos trans, fibras alimentares, vitaminas, minerais (sódio, cálcio).

A informação nutricional é expressa por 100g ou por 100ml de produto alimentar, por dose ou por porção desde que se indique no rótulo a quantidade da dose ou o número de porções contidas na embalagem.

É importante fazer o cruzamento entre a quantidade indicada a que corresponde a composição nutricional e a quantidade líquida do produto alimentar. Só desta forma, teremos real noção do valor energético do que consumimos.

Alguns produtos alimentares apresentam a informação nutricional baseada em Valores Diários de Referência (VDR), que por sua vez foram estabelecidos com base em estudos científicos. Esta rotulagem nutricional poderá ser acompanhada de duas imagens: na parte da frente da embalagem deverá ser indicada uma representação gráfica em que conste a energia por porção/dose (de acordo com o estabelecido pela empresa) e a percentagem do VDR dos nutrientes mais relevantes; na parte de trás da embalagem deverá ser colocada a tabela nutricional, informação nutricional por porção/dose e o VDR, que foi estabelecido de acordo com uma alimentação diária de 2000Kcal.

Contudo, a informação presente na frente da embalagem apenas pode ser apresentada quando na tabela da composição nutricional consta a indicação da porção/dose. O seu objectivo é informar o consumidor de forma simples e imediata sobre o valor energético.

O Esquema do Semáforo inicialmente desenvolvido pela Food Standart Agency (FSA) do Reino Unido, é outra forma de expor a informação nutricional utilizando um código de cores atribuído a alguns dos nutrientes, nomeadamente gordura, gordura saturada, açúcar simples e sal.

As cores (verde, amarelo e vermelho) ajudam o consumidor a escolher os produtos alimentares de acordo com as cores indicadas. O verde significa que o produto alimentar é composto por baixa quantidade desse nutriente, o amarelo que tem um teor médio e o vermelho que tem um teor elevado do nutriente em causa. Adicionalmente é facultada a informação completa da composição nutricional do produto alimentar.

A FSA identificou ainda categorias de produtos alimentares que devem conter esta rotulagem de forma a facilitar a escolha do consumidor. Muito recentemente, a FSA adicionou a este esquema de cores na frente da embalagem, tal com o a rotulagem baseada nos VDR, o contributo daquele produto alimentar para as VDR.

Qual a escolha acertada?

Para garantir uma melhor escolha alimentar é importante consultar, quando existentes, as informações presentes na rotulagem dos alimentos. Devemos dar importância à lista de ingredientes. Deve assim ter-se atenção, à presença de gordura hidrogenada (vegetal ou animal), açúcar simples (todos os ingredientes que terminem em –ose são açucares simples), sal, …

Deve também verificar sempre o prazo de validade e o estado das embalagens, uma vez que poderão ter sido sujeitas a condições de armazenamento ou transporte inadequado, devendo respeitar as condições de conservação, armazenamento e utilização do alimento.

Apesar de em Portugal não ser obrigatório apresentar a composição nutricional, a grande maioria dos produtos alimentares faculta essa informação ao consumidor. Assim, é importante olhar para a informação nutricional e comparar esta mesma informação em diferentes produtos alimentares idênticos e de diferentes marcas.

Deve dar-se preferência a alimentos com baixo teor de gordura, nomeadamente saturada e trans, açúcares simples e sódio (sal) e optar por alimentos ricos em fibra alimentar, e com alto teor de hidratos de carbono complexos (amido).

Fonte: APN (via TetraPak)