FacebookRSS feed

Agrotec

O novo livro sobre a cultura do morango no solo e em substrato

A cultura do morangueiro constitui uma importante cadeia produtiva do ponto de vista tecnológico, económico e social. Nas últimas décadas o setor sofreu uma enorme expansão e evolução resultante da diversificação varietal, do desenvolvimento de várias tecnologias de produção e da globalização do comércio internacional, proporcionando a disponibilidade do fruto no mercado o ano inteiro.

Cultura do Morango

Esta obra, da Agrobook, é o culminar de duas décadas de estudos de I&DT dedicados a este pequeno fruto, onde estão reunidas uma série de informações teóricas e práticas sobre a cultura em duas vertentes: no solo e em substrato.

Descrevem-se a biologia e o ciclo fisiológico da planta, a importância económica da cultura e seus aspetos culturais, com destaque para o material de plantação, fertilização e proteção fitossanitária. Abordam-se as diferentes tecnologias de produção, no solo e em substrato, praticadas em Portugal e que permitem a produção do fruto durante todo o ano e a qualidade do fruto e efeitos na saúde.

Sendo de larga abrangência, este livro destina-se a profissionais, como investigadores, professores, técnicos, produtores, estudantes e todos os interessados na cultura do morango.

Sobre o autor

Maria da Graça Palha é investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária desde 1998.

Licenciada em Agronomia e Doutorada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, tem desenvolvido grande parte da sua atividade científica nas áreas de horticultura herbácea e de pequenos frutos com ênfase na ecofisiologia das culturas e tecnologias de produção sustentáveis, liderando e participando em diversos projetos nacionais e internacionais.

É autora e co-autora de vários artigos científicos e técnicos, tendo sido coordenadora do livro Manual do Morangueiro, editado no âmbito de PO AGRO DE&D, editora e co-editora das Actas Portuguesas de Horticultura referentes aos Colóquios Nacionais da Produção de Pequenos Frutos e coautora do livro Mãos à Horta. Foi Vice-Presidente para a Horticultura Herbácea da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e é membro da Ordem dos Engenheiros.

O livro já se encontra disponível para venda no site da Booki.