FacebookRSS feed

Agrotec

O mercado do arroz

O Ministério da Agricultura realizou um ponto da situação do mercado do arroz, quer a nível internacional, quer a nível nacional.

Arroz

Os preços internacionais do arroz, que têm tido uma tendência de subida desde os últimos meses, mantem o ritmo de crescimento, atingindo picos em sete anos, reflexo do forte aumento da procura devido pandemia Covid-19. Em alguns países verificou-se escassez localizada em pontos de venda, apesar da oferta permanecer suficiente. 

A nível nacional, o grau de autoaprovisionamento de arroz descascado situou-se nos 61,9% em 2017/18.

Durante as cinco últimas campanhas, em termos de quantidades, verificou-se um aumento de 30%, principalmente das variedades Indica (+30%) para fazer face ao consumo interno que tem vindo aumentar a procura de arroz agulha e também para satisfazer o aumento do fluxo das exportações, especialmente para a Península Arábica. Em 2019 importaram-se cerca de 107 mil toneladas, sobretudo das Guianas (56%).

Com a situação atual, poderão surgir eventuais dificuldades nas importações para garantir o aprovisionamento das indústrias, sobretudo para alimentação humana, mas também para indústria alimentos para animais.