FacebookRSS feed

Agrotec

Nuno Russo: «É preciso preservar a genuinidade dos produtos tradicionais e apoiar a dinamização dos mercados locais»

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, marcou presença na 43ª Feira do Queijo da Serra da Estrela, em Seia. Durante a sessão de abertura, Nuno Russo começou por elogiar o Queijo da Serra da Estrela, que «é hoje uma prova de qualidade e da genuidade do que produzimos valorizando os produtos de excelência que contam a nossa história».

Nuno Russo

«Todos os intervenientes no processo de produção saem merecidamente valorizados, mas saem também valorizadas todas as pessoas que dão a vida a esta região, e todos os outros setores de atividade que, de forma direta ou indireta, estão ligados ao Queijo da Serra. Sai valorizado o país que reforça a sua identidade, conserva a sua história e controi um futuro alicerçado nos seus preciosos produtos endógenos», afirmou Nuno Russo.

Para o Secretário de Estado, «a produção de leite de ovino/caprino tem vindo a ganhar maior expressão em Portugal. A obrigatoriedade da indicação da rotulagem da origem do leite e do leite usado como ingrediente em produtos lácteos (incluindo o queijo) vai ao encontro das preocupações dos produtores DOP e é um passo concreto para uma informação mais transparente ao consumidor, para o combate à concorrência desleal e para a valorização da produção nacional».

É, por isso, necessário preservar «a genuinidade dos produtos tradicionais e apoiar a dinamização dos mercados locais, em prol da manutenção dos sistemas de produção assentes na valorização dos recursos endógenos», continuou o membro do Governo, adiantando que isto «permitirá a fixação de populações ativas e o rejuvenescimento das regiões, fomentando o empreendedorismo local e o crescimento do setor, com contributos inegáveis para um mais elevado nível de sustentabilidade, para uma resposta aos efeitos das alterações climáticas e para a preservação dos recursos e do nosso património natural».