FacebookRSS feed

Agrotec

Novo Comissário da Agricultura defende a criação de uma visão a longo prazo para a Agricultura

Janusz Wojciechowski esteve presente no Parlamento Europeu para responder às perguntas dos deputados da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, realizadas nos últimos dias 1 e 8 de outubro.

Durante as audiências, o comissário assumiu uma série de compromissos com base na construção de uma agricultura moderna e sustentável, incluindo a conclusão das negociações sobre uma PAC simplificada após 2020 e a garantia de que os futuros planos estratégicos atinjam um equilíbrio entre os objetivos da União Europeia e as prioridades nacionais de cada país.

«Farei todos os possíveis para tornar a política agrícola comum mais amiga do ambiente e mais amiga do ambiente. Estou aberto a novas discussões sobre o aprimoramento das propostas», afirmou. «Precisamos de uma política agrícola comum, sustentada por objetivos comuns, intervenção comum e indicadores comuns».

O comissário mencionou a estratégia “Farm to Fork” da UE, analisando como o setor agroalimentar pode melhorar a sustentabilidade em todo o circuito agroalimentar, inclusive através da produção orgânica. Compromete-se ainda a garantir que a produção agroalimentar contribua para os objetivos da UE em matéria de clima, ambiente e biodiversidade;a ortalecer o sistema de indicações geográficas e desenvolver uma nova visão de longo prazo para as áreas agrícolas no âmbito dos planos estratégicos após 2020; e a promover os padrões alimentares de alta qualidade da Europa em todo o mundo.

«Uma das minhas tarefas - se for aprovada pelo Parlamento, é claro - é criar uma visão de longo prazo para a agricultura europeia.Temos uma visão de longo prazo para a política climática, uma visão de longo prazo para a política energética, mas não temos uma visão de longo prazo para o futuro da Agricultura», criticou o comissário. «Uma das minhas primeiras ações será a elaboração de um relatório especial sobre a situação atual».

Os apoios destinados à Agricultura familiar

O comissário da Agricultura defende que é essencial compreender como ajudar os agricultores familiares e as suas instalações. «Apoiarei fortemente todas as ações que sejema úteis para a agricultura de pequeno e médio tamanho. Concordo plenamente a principal obrigação dos agricultores, de acordo com o tratado, é garantir a segurança alimentar de todos os cidadãos europeus. A nossa obrigada como políticos europeus é ajudar todos os agricultores a alcançar esse objetivo». 

Janusz Wojciechowski defendeu ainda que os jovens agricultores devem ser apoiados e que vai apoiar a agricultura orgânic e o bem-estar animal.