FacebookRSS feed

Agrotec

Novas medidas europeias contra o vírus do tomate rugoso

A Comissão Europeia publicou o Regulamento de Execução (UE) 2020/1191, que estabelece medidas para prevenir a introdução e propagação do vírus do tomate rugoso (ToBRFV). A Decisão de Execução (UE) de 2019 é revogada.

Vírus Tomate Rugoso

O regulamento indica que “as sementes de Solanum lycopersicum L. e Capsicum spp. devem ser submetidas a análises, independentemente da sua origem. Tal é necessário devido à incerteza existente em relação à presença da praga mundialmente e porque, ao comercializá-las, é frequente misturar sementes de diferentes origens em lotes, o que aumenta o risco de disseminação da praga especificada".

Embora esta doença não esteja atualmente incluída na lista da União Europeia de pragas em quarentena, ou mesmo na lista de pragas não regulamentadas para quarentena, o aparecimento de surtos em alguns países europeus levou a que a Comissão Europeu estabelecesse uma série de medidas preventivas.

A decisão também foi influenciada pelas análises realizadas pela Alemanha e Itália, que demonstraram que, caso existissem surtos maiores da doença, tal poderia representar um grande problema fitossanitário para a produção de tomate e pimenta da UE.

O novo texto contempla medidas sobre prospeção, introdução e transferência de sementes e plantas, bem como sobre controlos oficiais, e especifica que pelo menos 20% dos carregamentos de sementes e plantas para plantação devem ser submetidos a amostragem e análise pela autoridade competente do posto de controlo fronteiriço.

Atualiza, ainda, os métodos de amostragem. Nesse sentido, indica que os métodos de PCR em tempo real são os mais eficazes para detetar e identificar o patógeno, mas dada a escassez de kitsdevido à pandemia de Covid-19, aceita o método ELISA até outubro, apesar de ser menos sensível e específico quando apresenta reações cruzadas com outros vírus do tomate.

O documento também esclarece que, se as variedades de tomate resistentes a vírus forem oficialmente reconhecidas, elas devem ser isentas dos requisitos de teste.