FacebookRSS feed

Agrotec

Nestlé investe 1,1 mil milhões em agricultura regenerativa

 A Nestlé revelou esta semana os seus planos para apoiar a transição para um sistema alimentar regenerativo. com o objectivo de “proteger e restaurar o meio ambiente, melhorar os meios de subsistência dos agricultores e também o bem-estar das comunidades agrícolas”.

Trabalhando em conjunto com uma rede de mais de 500.000 agricultores e 150.000 fornecedores, o intuito é promover práticas agrícolas regenerativas como peça central do sistema alimentar.

“Sabemos que a agricultura regenerativa desempenha um papel fundamental na melhoria da saúde do solo, restaurando os ciclos da água e aumentando a biodiversidade no longo prazo”, afirma Paul Bulcke, Chairman da Nestlé. “Esses resultados formam a base da produção sustentável de alimentos e, principalmente, dão um contributo decisivo para alcançarmos as nossas ambiciosas metas climáticas”.

Por forma a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, a Nestlé vai investir 1,1 mil milhões de euros nos próximos cinco anos para estimular práticas de agricultura regenerativa em toda a cadeia de fornecimento da companhia.

Com este valor pretendem aplicar os mais avançados conhecimentos científicos e tecnológicos e fornecer assistência técnica, oferecer apoio ao investimento e pagar prémios por produtos agrícolas regenerativos. A Nestlé lançará ainda em novembro uma nova plataforma de formação para atrair e formar a próxima geração de agricultores.

Em Portugal são exemplos as papas CERELAC, feitas com trigo do Alentejo, a nova bebida vegetal WUNDA com proteína de ervilha amarela, ou o NESTUM Mel que apoia a apicultura nacional.