FacebookRSS feed

Agrotec

Nemátodes parasitas da batateira e estratégias sustentáveis para o seu controlo

Texto: Carla Maleita1, 2; Isabel Abrantes2; Isabel Luci Conceição2 Ivânia Esteves2

1 Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharia Química

2 Universidade de Coimbra, Centre for Functional Ecology (CFE), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Ciências da Vida (NEMATO-lab)

Os nemátodes parasitas de plantas constituem uma ameaça à cultura da batateira, Solanum tuberosum, afetando não só a produção, como a qualidade dos tubérculos. As espécies com maior impacto pertencem aos géneros Globodera (nemátodes de quisto da batateira, NQB), Meloidogyne (nemátodes das galhas radiculares, NGR) e Pratylenchus (nemátodes das lesões radiculares, NLR). Segundo a Organização Europeia e Mediterrânica para a Proteção das Plantas, algumas espécies como G. pallida, G. rostochiensis, M. chitwoodi e M. fallax estão identificadas como de quarentena.

Em Portugal, existe um programa nacional de prospeção para os NQB, G. pallida e G. rostochiensis, com o objetivo de avaliar a sua prevalência e distribuição.

De seguida apresentamos informações sobre a biologia, importância económica e estratégias de controlo sustentáveis para os géneros/espécies mais agressivas detetadas em Portugal.

Os nemátodes parasitas de plantas (NPP), por vezes designados por “inimigos invisíveis”, com cerca de 4100 espécies, parasitam uma ampla gama de espécies de plantas, incluindo culturas economicamente importantes, como a batateira (Solanum tuberosum). Embora os NPP sejam responsáveis por perdas de produção estimadas em cerca de 173 biliões de dólares/ano, a maioria dos agricultores não reconhece a sua importância, uma vez que os sintomas associados à sua presença não são específicos. As perdas são atribuídas a outros agentes patogénicos, como bactérias, fungos e vírus.

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 43 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Produção de batata".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt