FacebookRSS feed

Agrotec

Mulheres tomam a iniciativa no Desenvolvimento Agrícola no Chade

womenkanem-cover_02Projeto da FAO permitiu que grupos de mulheres acedam a terras de regadio, férteis e que as cultivem autonomamente.

Na região de Kanem, situada no oeste do Chad, a maioria dos homens de famílias rurais pobres emigraram para zonas que oferecem melhores oportunidades económicas para garantir a sobrevivência da sua família. As mulheres ficam muitas vezes a tomar conta da casa e assumem tarefas especialmente pesadas, como o cultivo da terra. A produção agrícola decresceu e a insegurança alimentar aumentou, o que faz com que a taxa de malnutrição crónica de mulheres e crianças é maior nesta região do que no resto do país. A FAO colabora desde 2010 com populações vulneráveis da região para combater esta malnutrição. As famílias rurais mais pobres neste local têm um acesso limitado a terras fertéis de regadio, elas não podem cultivar hortícolas fundamentais para levar uma dieta nutritiva. Com o objetivo de facilitar o apoio a atividades de horticultura familiar, pequenos projetos de rega e educação sobre nutrição, a FAO agrupou proprietários de terras e agricultores sem acesso às terras de regadio da região. Com isto aumentou a produção agrícola, melhoraram os rendimentos e a malnutrição caiu vertiginosamente.

Desde há muito tempo que a taxa de malnutrição infantil é alta na região de Kanem. Nos inquéritos sobre nutrição levados a cabo desde finais dos anos 90 observaram-se taxas globais de malnutrição aguda em crianças menores de 5 anos superiores a 20%, percentagem que está muito acima do valor de emergência reconhecido internacionalmente, que é de 15%. Por outro lado, diversos estudos indicaram a possibilidade de aumentar a produção agrícola em Kanem através da exploração de terras em zonas férteis e pouco profundas da região e que estão por utilizar. Isso melhora a disponibilidade de alimentos e o poder de aquisição dos lares mais vulneráveis.

A ideia do projeto consiste fundamentalmente em fortalecer os lares vulneráveis de Kanem, à volta de 4 eixos que têm como ojetivo aumentar a produção de alimentos e a capacidade de acesso aos mesmos: produção de hortícolas na região, criação de cabras, atividades geradoras de rendimentos e sistemas de rega gota a gota para produzir hortícolas. Estes componentes complementam-se com uma breve campanha sobre nutrição adequada.

O empréstimo de terras cultiváveis e a capacitação da mulher oferece soluções

Celebraram-se acordos de empréstimos de terras durante 5 anos entre os respetivos proprietários e os grupos de agricultores mais pobres. O projeto permitiu que na região, onde as mulheres raramente tiveram acesso a terrenos agrícolas, formem grupos com o objetivo de trabalhar terras férteis de regadio que podem cultivar em nome próprio. As mulheres têm parcelas de terra cultivável e receberam formação de boas práticas agrícolas que garantam o desenvolvimento agrícola sustentável em Kanem. Graças às atividades de horticultura familiar, a produção de alimentos destinados ao consumo doméstico aumentou significativamente.

Atualmente, as mulheres podem levar a cabo durante todo o ano atividades economicamente viáveis. O acesso à terra cultivável da região oferece aos lares uma alimentação mais variada e equilibrada e o trabalho levado a cabo gera também rendimentos maiores e mais estáveis às famílias.

A intervenção da FAO permitiu o aumento da produção de alimentos nos lares mais necessitados, melhorando a segurança alimentar da comunidade e aumentou em mais de 50% o poder de compra dos lares que beneficiaram desta medida. Estes rendimentos adicionais destinaram-se a melhorar a nutrição nos lares. Os resultados foram admiráveis: a malnutrição infantil desceu para 12,6% nos lares beneficiários desta medida, contra os 31,1% dos que não são beneficiários.

Ampliação do alcance mediante alianças com a PMA e a UNICEF

O gabinete da FAO em Mao (capital da região de Kanem) estabeleceu-se nos escritórios da PMA, como prova da cooperação e coordenação entre as instituições. Em colaboração com a PMA, a FAO está a executar programas de alimentos através de trabalho para combater a atual crise alimentar em Kanem. A FAO também colabora com a UNICEF colocando em prática programas de horticultura e transmitindo conhecimento sobre nutrição.

No início de 2013 um total de 211 grupos de mulheres tinham já beneficiado do projeto inicial da FAO. Esta abordagem replicou-se muitas vezes, não só através da FAO, como também de outras organizações do Chad como a Secours Islamique France, OXFAM, Action Contre la Faim y Agence d´Aide à la Coopération Technique et au Développement, e o Programa Nacional de Segurança Alimentar do Governo do Chade.

Fonte: FAO – Ler aqui.