FacebookRSS feed

Agrotec

Mondego Agrícola 2022, feira das Culturas, dia 6 de setembro

A 3ª edição do Mondego Agrícola tem por objetivo proporcionar às empresas e entidades um espaço que lhe permitam expor e demonstrar tudo o têm de melhor, especialmente as inovações que possam ser introduzidas nas culturas da região. Vão estar representadas as empresas de máquinas com os modelos mais capacitados para as diferentes práticas culturais das culturas da região, assim como as empresas de sementes, fertilizantes e pesticidas com as soluções mais adequadas às diferentes culturas.

À imagem das primeiras edições, o evento decorre ao ar livre, no coração do Baixo Mondego, em terrenos da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego e de outros produtores que se associaram ao evento com uma área de 20ha. O MA começou em abril com a instalação das culturas de uma forma articulada com as empresas aderentes ao projeto. Nessa altura foram delineados e instalados os diferentes ensaios de acordo com as orientações das empresas. A execução das práticas culturais foi da responsabilidade da Escola. Tudo foi feito com o máximo rigor para que no dia 6 de setembro as culturas tenham atingido o desenvolvimento pretendido e as empresas assim possam demonstrar as suas estratégias e os seus produtos.

As culturas de milho, arroz e batata são o rosto do MA. Naturalmente, as empresas interessam-se pelas culturas mais representativas da região, que são o milho e o arroz. Também a batata e outras horto-industriais como a ervilha, feijão, nabo e couves, começam a ter alguma relevância na região.

O MA abre as suas portas a todas as empresas do setor agropecuário.  As empresas mais representativas do setor aderiram a este projeto, nomeadamente, as multinacionais da área dos agroquímicos, das sementes, dos fertilizantes e das máquinas agrícolas.

Para tornar o evento mais dinâmico serão realizadas palestras dirigidas aos agricultores cujo temas são abrangentes a todos os setores da agricultura, procurando dar respostas às dificuldades do setor agrícola da região. Estarão em debate os apoios do novo quadro comunitário (PEPAC) e uma abordagem à flutuação dos preços dos cereais. 

Em resumo os produtores poderão encontrar, no Mondego Agrícola, as melhores soluções para as suas explorações, desde sementes, fertilizantes e agroquímicos. Para além de poderem ver os diferentes modelos de máquinas em funcionamento, poderão experimentá-los para que se possam certificar dos modelos que melhor satisfaçam as exigências das suas explorações.

O programa detalhado será, muito brevemente, divulgado na página.