FacebookRSS feed

Agrotec

Mirandela: está a chegar o Festival de Sabores do Azeite Novo

O inverno é a altura do ano de eleição para alguns dos melhores produtos gastronómicos mirandelenses. É neste período que tradicionalmente se mata o porco e surgem a azeitona, a couve-penca, o azeite e o fumeiro no qual se inclui a alheira, entre outros, e, por isso mesmo, são mais procurados e apreciados.

mirandela

A Câmara Municipal de Mirandela apoia a promoção destes produtos e os seus produtores de várias formas, nomeadamente criando eventos de grande dimensão que mobilizem os produtores, a fileira industrial, o comércio a retalho, os mirandelenses, os visitantes e potenciais compradores.

É com este objetivo de valorizar e promover não só os produtos, mas também o território, que se vai realizar a 13ª edição Festival de Sabores do Azeite Novo de 14 a 29 de janeiro e a primeira edição do Festival do Rancho de Mirandela no dia 14 de janeiro, no Mercado Municipal.

De acordo com a autarquia, o concelho de Mirandela é o que produz mais azeite em bruto na região transmontana, a segunda maior produtora portuguesa, a seguir ao Alentejo.

Recorde-se que o azeite é o produto de referência na fileira da olivicultura com Trás-os-Montes e Alto Douro a liderar com o maior número de azeites certificados em Portugal, concretamente 40, nas seis zonas portuguesas com Denominação de Origem protegida (DOP) atribuída pela União Europeia.

O azeite é a segunda produção agrícola com maior peso na economia transmontana, a seguir ao vinho, e é transformado em mais de uma centena de unidades por toda a região.

Fonte: Agronegócios