FacebookRSS feed

Agrotec

Ministra da Agricultura: «Os nossos vinhos têm sido autênticos embaixadores do nosso país»

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, participou na comemoração dos 40 anos de Demarcação da Região Vitivinícola da Bairrada, em Anadia, no distrito de Aveiro, e defendeu a importância do setor.

Ministra da Agricultura

Maria do Céu Albuquerque começou o dia numa reunião com a Comissão Vitivinícola da Bairrada e autarcas da região, na qual foram debatidos diversos projetos, tendo sido sublinhada a importância dos esforços dos vários agentes económicos da fileira do vinho desta região. Segundo a ministra, esta «é a prova de que a cooperação pode, e deve, ser a chave do sucesso de muitos projetos, trazendo ganhos para todos os envolvidos e promovendo a partilha de recursos e de mais-valias». 

Neste encontro, a ministra da Agricultura salientou que a criação de um centro de estudos do espumante é um objetivo partilhado, bem como a total disponibilidade para continuar a colaborar «na construção de novos projetos, na colocação da inovação, da investigação e do conhecimento ao serviço do setor e da região e na conservação, e afirmação, da nossa história e do nosso património».

«O setor vitivinícola, em Portugal procurou sempre estar na linha da frente»

Já durante o seu discurso, no almoço de comemoração, Maria do Céu Albuquerque destacou a valorização dos recursos endógenos do nosso território: «Uma diversidade que devemos lembrar todos os dias como um dos nossos mais importantes patrimónios e como uma das nossas maiores oportunidades de crescimento e afirmação». Foi neste contexto que a ministra com a pasta da agricultura destacou os resultados do setor vitivinícola «Portugal encontra-se no ‘top 10’ dos exportadores mundiais no setor vitivinícola. Os nossos vinhos têm sido autênticos embaixadores do nosso país, assumindo um papel fundamental e irrefutável».

O setor vitivinícola, em Portugal, «procurou sempre estar na linha da frente na busca do futuro e na resposta aos mais diversos desafios que temos vindo a enfrentar. Testou, adaptou, criou e cresceu – uma receita bem conseguida que, certamente, será para manter. E a região demarcada da Bairrada é um excelente exemplo», afirmou a ministra da Agricultura, destacando que a «Região da Bairrada produz mais de 50% do total do espumante produzido em Portugal e que as plantações estão a aumentar significativamente. Só entre 2016 e 2019, foram atribuídos cerca de 84 hectares em novas autorizações e, entre 2018 e 2019, foram reestruturados 51 hectares, registando-se crescimento nas vendas no mercado nacional».

«A Bairrada, pioneira na produção comercial de espumantes em Portugal e caracterizada por uma forte cooperação institucional, foi, é e continuará a ser fonte de conhecimento e experiência para o desenvolvimento da produção de espumante noutras regiões do nosso país. Aliás, tendo em conta os números alcançados, o objetivo só pode passar por dar continuidade ao crescimento, designadamente através do reforço da aposta nos vinhos com Denominações de Origem (DO) e Indicações Geográficas», sublinhou Maria do Céu Albuquerque.

O membro do governo destacou ainda que, numa região que se distingue e que dá lugar a tantos produtos únicos, é preciso promover o «reforço da internacionalização. Esta é uma das nossas metas e, para a alcançarmos, não podemos ficar fora da ‘loja do mundo’, isto é, das plataformas de divulgação e de comércio eletrónico. E mais: recorrendo a tecnologias que já fazem parte do nosso quotidiano, muitos serão os passos que poderemos dar no incremento da transparência e da proximidade na relação com o consumidor, fatores de diferenciação cada vez mais valorizados».

Ainda no âmbito das comemorações dos 40 anos de Demarcação da Região Vitivinícola da Bairrada, a Ministra da Agricultura visitou as Caves de São João, empresa fundada em 1920 e que, nos anos 30, deu início à produção de espumantes naturais.