FacebookRSS feed

Agrotec

Ministra da Agricultura congratula abertura à exportação de uva de mesa e kiwi para a Costa Rica

De acordo com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, a conquista do mercado da Costa Rica «representa mais um contributo para o reforço do crescimento e da diversificação das exportações de frutas portuguesas, sendo dado mais um passo na prossecução dos objetivos do Governo no âmbito do apoio e do incentivo à internacionalização das empresas e dos produtos portugueses».

Kiwi

«Para além da pera, da maçã e dos citrinos, agora também a uva de mesa e o kiwi podem ser exportados para a Costa Rica. Atualmente, são 238 os produtos que podemos exportar para 58 destinos. Nesta legislatura, já foram abertos três novos mercados e temos ainda em vista a abertura de mercado para a exportação de quase 300 novos produtos. Estamos a trabalhar nestas oportunidades, conscientes da importância de conquistas como a que anunciamos hoje», afirmou Maria do Céu Albuquerque.

A tutelar da pasta da Agricultura disse ainda que o aumento das exportações reflete o «dinamismo do setor» e representa um «contributo importante para o crescimento da economia. Pretendemos, pois, continuar a reforçar este contributo, conscientes do papel da agricultura na produção de riqueza, na criação de emprego, na promoção dos nossos produtos, no combate às desigualdades, na garantia de um desenvolvimento coeso do território, no aumento das oportunidades e na valorização das pessoas», acrescentou.

Tendo sido concluídos os processos de análise de risco de pragas, conduzidos pela Autoridade Fitossanitária da Costa Rica, em estreita articulação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, e que permitiram fixar os requisitos fitossanitários a serem cumpridos por Portugal, estão garantidas as condições necessárias para a exportação de uva de mesa e de kiwi nacionais para a Costa Rica.

As empresas interessadas neste mercado deverão contactar as Direções Regionais de Agricultura e Pescas para cumprimento da necessária inspeção fitossanitária.