FacebookRSS feed

Agrotec

Máquinas inteligentes com baixo investimento? Agora já é possível

Texto e Foto: Wisecrop

Um ponto essencial na vitivinicultura de precisão é a gestão da informação, tanto a referente à planta como a referente aos pro­cessos do seu tratamento e transformação.

wisecrop_maquinaria agricola

A produção de vinho traz em si sécu­los de história e conhecimento e, como to­das as indústrias, evolui com o passar dos anos, procurando qualidade e rentabilida­de superiores. Bons resultados implicam múltiplas e diversas tarefas que devem ser realizadas durante cada dia da campanha. Preparar o solo, podar, nutrir, tratar, regar e vindimar são algumas deste vasto leque, pelo que gerir cada uma destas operações de forma eficiente torna-se obrigatório.

Um dos pontos a ter em atenção é a mão-de-obra uma vez que, devido à quantidade de tarefas exigidas e às vastas áreas a tra­balhar, representa grande parte dos custos de produção e, consequentemente, peque­nos ganhos pontuais representam grandes proveitos no final de cada campanha.

O Wisecrop desenvolveu, em conjun­to com produtores, uma plataforma onde pode registar, editar e consultar toda esta in­formação de forma organizada e facilmente percetível. Horas de trabalho, área traba­lhada e quantidade colhida podem ser or­ganizadas por trabalhador, parcela, subpar­cela e até maquinaria. Além disso, a recolha destes dados pode ser bastante simplificada, reduzindo o esforço e o tempo necessários para ter toda a informação organizada.

Em produções vitivinícolas, gerir a maquinaria pode tornar-se bastante exaustivo tendo em conta a área a traba­lhar e a quantidade de tarefas que impli­cam o seu uso. Para combater este proble­ma e ajudar os produtores a rentabilizar o seu tempo, está disponível uma apli­cação android que permite registar a in­formação referente às suas máquinas de forma automática. Os percursos realiza­dos ficam disponíveis online, assim como a área trabalhada e o tempo despendido.

Desta forma, nenhuma informação lhe irá escapar, permitindo uma gestão mais eficiente do seu negócio.

Assegure o máximo de precisão na gestão e aumente a rentabilidade do seu negócio, campanha após campanha! Registe-se aqui ou clique aqui para saber mais sobre o Wisecrop.