FacebookRSS feed

Agrotec

Máquinas agrícolas: Mercado internacional recupera em setembro

Pela primeira vez desde o início do ano, o mercado de máquinas agrícolas deu sinais positivos. Os dados foram elaborados pela FederUnacoma, uma associação italiana de fabricantes de maquinaria agrícola, com base nos veículos registados no Ministério dos Transportes, indicando um aumento nas vendas de todos os principais tipos de máquinas durante o mês de setembro.

Máquinas agrícolas

O segmento de tratores teve um desempenho particularmente bom, registando um aumento expressivo de 20,7% em relação a setembro de 2019, com um aumento líquido de 260 unidades (1 512 máquinas).

Apesar do crescimento em setembro, o saldo geral dos primeiros nove meses do ano ainda se encontra negativo  para tratores (-11,8% em comparação com 2019), mesmo que o déficit seja menor em relação aos primeiros seis meses, quando os registos caíram 18% devido à paralisação dos negócios provocada pela pandemia da Covid-19. Até ao momento, as estimativas da FederUnacoma apontam para uma queda dos tratores na ordem de 9% até o final do ano.

De acordo com as estimativas da FederUnacoma, o último trimestre do ano pode confirmar a melhora, com uma nova recuperação nos volumes de vendas. A CEMA - Associação europeia dos fabricantes de máquinas agrícolas - , prevê a consolidação desta tendência. 

Enquanto os registos de ceifeiras-debulhadoras se mantêm essencialmente nos mesmos níveis de setembro de 2019, com 33 veículos (o acumulado do ano apresenta decréscimo de 12,8%), os de reboques registam um acréscimo no mês de 3,9%, para 834 máquinas registadas- Ainda em relação aos reboques, o acumulado de nove meses (-17% que em 2019) mostra a mesma tendência observada para os tratores: forte recuo nos primeiros seis meses (-22,6% que em 2019), seguido de redução do decréscimo nos três meses seguintes, com recuperação de cinco pontos percentuais.

A recuperação também afetou tratores com plataformas de carga: 56 máquinas registadas em setembro (eram 40 no mesmo período de 2019), elevando o total de nove meses para 418 veículos, com déficit de apenas nove unidades em relação ao mesmo período de 2019.

Este aumento compensa, essencialmente, a redução no início do ano provocada pelo bloqueio. A tendência dos manipuladores telescópicos é muito semelhante, com 88 máquinas registadas em setembro (65 no mesmo período de 2019), atingindo um total de 648 unidades desde o início do ano (-4,8% em relação a 2019). Também neste caso, a tendência mostra uma recuperação parcial das vendas perdidas nas semanas de suspensão da produção e da atividade comercial.