FacebookRSS feed

Agrotec

Madeira: €4 milhões para pagar banana a agricultores

O Governo madeirense concedeu um aval de quatro milhões de euros à GESBA - Empresa de Gestão do Setor da Banana, para que esta possa pagar aos produtores «a ajuda comunitária e o valor de aquisição feito aos agricultores».
Numa resolução publicada esta terça-feira no Jornal Oficial da Região, o executivo autoriza a operação de crédito junto da Caixa Geral de Depósitos até ao montante de quatro milhões de euros, «com a finalidade de se efetuarem pagamentos aos produtores de banana».
O secretário Regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos, explicou ser este um «procedimento habitual» para que o executivo possa pagar, nos 30 dias estipulados, a compra de banana aos produtores.

«Todos os anos precisamos de financiar a GESBA durante um período, no valor necessário para pagar aos produtores conforme política da GESBA, que tem pago a 30 dias, sendo que depois, mal recebemos o dinheiro do POSEIMA, apoios comunitários, a própria empresa paga o empréstimo», explicou.
As ajudas da União Europeia, «imprescindíveis aos agricultores», serão processadas e pagas até ao primeiro semestre do ano seguinte àquele a que respeita», o que justifica da parte do executivo a contração deste empréstimo.

Fonte: Lusa (via Agronegocios.eu)