FacebookRSS feed

Agrotec

Livro dedicado à “Agrometeorologia” apresentado no ISA

agrometeorologia

A obra da autoria de José Paulo de Melo e Abreu, editado pela Quântica Editora, através da chancela Agrobook, foi apresentado na tarde de 26 de fevereiro, no salão nobre do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa.

“Agrometeorologia: aplicação da meteorologia para maximizar a produção agrícola” foi apresentado por vários convidados, entre eles, António Guerreiro de Brito, presidente do ISA, Luís Santos Pereira, docente e investigador de relações hídricas e rega, Dionísio Gonçalves, investigador nesta temática, Kai Jusek, administrador da Agrossistema, António Malheiro, gestor editorial da Quântica Editora e António Castro Ribeiro, vice-presidente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.

Todos os oradores sublinharam a importância desta obra não só para a comunidade académica bem como para os atores que, no terreno, trabalham na área agrícola.

Também o autor, José Paulo de Melo e Abreu explicou alguns episódios que estiveram na origem da obra, tecendo os agradecimentos naturais após um trabalho desta natureza.

Recorde-se que a Agrometeorologia é a ciência interdisciplinar que identifica, descreve, explica e aplica as relações da meteorologia e climatologia com a agricultura, tendo como objetivo melhorar a quantidade e qualidade das produções vegetais e animais, preservando a sustentabilidade dos sistemas produtivos, através do aproveitamento do clima existente ou modificando-o.Nos capítulos iniciais do livro, apresentam definições e conceitos basilares, estudam-se os principais elementos climáticos e os métodos utilizados na sua medição, e as trocas de calor e de massa.

Dois capítulos tratam de temas basilares da Hidrologia e Climatologia, que são imprescindíveis para compreender e calcular as necessidades hídricas das plantas e caracterizar os climas.

Os capítulos restantes destinam-se à aplicação prática, numa abordagem simples, mas sem se perder o rigor, o que permite apoiar os técnicos e agricultores nas suas decisões estratégicas e táticas. Aqui apresentam-se os assuntos mais importantes para a aplicação prática da Agrometeorologia.

Tratam-se com detalhe os temas que mais preocupam os agricultores e técnicos agrícolas, nomeadamente o desenvolvimento e crescimento vegetais, produção potencial e limitada pela disponibilidade de água, proteção contra as geadas, escaldão, vento e granizo.

Um capítulo trata as necessidades agroclimáticas e a zonagem das culturas. No capítulo final, trata-se do tema das alterações climáticas e medidas de adaptação.

Este livro tem um sítio na Internet que lhe é dedicado. Neste sítio encontram-se programas e documentos especialmente concebidos para baixar; casos de estudo para a resolução de problemas práticos; e aprofundamentos de temas para utilizadores avançados que queiram ir ao fundo dos assuntos. Será enriquecido ao longo do tempo.

Para obter a obra aceda aqui

livro