FacebookRSS feed

Agrotec

Lançamento da plataforma DigiFarm2all

No passado dia 4 de março, decorreu uma ação de capacitação interna do consórcio DigiFarm2all: Sustentabilidade e Democratização da Agricultura 4.0, no qual reuniu 34 membros deste grupo de forma a demonstrar as funcionalidades da plataforma DigiFarm2all (WP2), cuja atividade é liderada pelo parceiro Impactwave. Esta é uma plataforma de gestão de dados integrada e de apoio à tomada de decisão que tem como base a informação que está a ser recolhida em tempo real dos 17 pilotos tecnológicos instalados no âmbito deste projeto.

Esta ação de capacitação assentou, assim, num dos objetivos do projeto, nomeadamente para a utilização de novas ferramentas para maximização da produtividade, redução de custos e para a utilização mais eficiente dos recursos naturais.

Depois de uma primeira fase que envolveu o desenvolvimento dos protótipos e sistemas de IoT, e a sua instalação de norte a sul de Portugal, foi concluída agora o desenvolvimento da plataforma integrada do consórcio DigiFarm2all para a gestão e integração de dados. O próximo passo consiste no desenvolvimento de um modelo de recomendações, com recurso a modelos de previsão e na capacitação dos intervenientes de forma a compreenderem e a utilizarem estas tecnologias de forma eficaz, dando-lhes capacidades de interpretar os dados gerados e tomar decisões com base nas informações obtidas.

Estas ações de capacitação internas, são também uma aposta do consórcio no potencial humano agregado ao projeto. Capacitar técnicos e agricultores é construir as bases de sucesso a longo prazo do projeto, uma vez que, promove a cultura de excelência e inovação beneficiando não apenas o consórcio como todo o País, promovendo a sustentabilidade do setor agrícola.

Este projeto é liderado pela Associação SFCOLAB - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, tem a referência PRR-C05-i03-I-000108, e é financiado pelo Plano de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Tem na sua constituição um total de 20 parceiros, nomeadamente o SFCOLAB, CONFAGRI, INIAV, Cooperativas agrícolas, uma associação de agricultores, um Centro de Competências, uma empresa tecnológica e empresas do setor agrícola das fileiras da vinha, olival, pequenos frutos, kiwi, abacate e stakeholders da laranja

Mais informações aqui.