FacebookRSS feed

Agrotec

Kiwicoop: uma cooperativa ao serviço do kiwi

Por Kiwicoop

kiwi

Fundada em 1988, a Kiwicoop – Cooperativa Frutícola da Bairrada, CRL nasceu do desejo dos primeiros Kiwicultores da região criarem uma Organização com o objetivo de conservar, normalizar e comercializar os Kiwis.

Em 1992, com o incremento da produção, sentimos a necessidade de contruir infraestruturas com capacidade para trabalhar 3.500ton de kiwis; dando-se inicio nesse mesmo ano à exportação.

A Kiwicoop é uma organização de produtores reconhecida pela União Europeia, certificada pela norma NP EN ISO 9001 e com produção certificada GOBALGAP e Produção Integrada; a kiwicoop garante kiwis de qualidade, produzidos segundo as melhores práticas agrícolas, respeitando o meio ambiente; é ainda reconhecida como PME LIDER.

Em 2016, a Cooperativa investiu na área de racionalização de energia, aumento da capacidade de frio em 4.500 ton e aquisição de equipamento de pré-calibragem, por forma rentabilizar todo o trabalho subsequente.

Com crescimento sustentado ao longo da sua existência, a Kiwicoop, neste momento, conta com cerca de 400 associados, e com uma área de cultivo de cerca 800 ha, alguns destes ainda em fase de projeto; verifica-se neste momento uma grande procura para a cultura do kiwi.

Considerado um dos dez melhores alimentos do mundo, o Kiwi é cada vez mais apreciado, especialmente por trazer vários benefícios para a saúde – regulador da parte intestinal- resultantes da sua riqueza nutricional – rico em vitamina C e E, mas também pelo seu sabor.

Por estes beneficios, o nosso fruto tem tido bastante procura na Alemanha, Espanha, Suíça, Holanda, Brasil e Canadá, países onde chegam os produtos da marca própria Kiwicoop. Para além destes, a Kiwicoop vende uma parte substancial da sua produção para o mercado nacional.

Pretende, cada vez mais, afirmar a sua marca no mercado, tendo definido várias ações estratégicas, que passaram: por um refresh da imagem; marcar presença nas redes sociais e em feiras Nacionais e Internacionais; e ainda fazer um acompanhamento comercial junto dos atuais e futuros clientes.

A Kiwicoop está também a avançar na experimentação de novas variedades de kiwis, quer para antecipar o período de colheita e subsequente antecipação da entrada nos mercados com Kiwi nacional, quer para melhorar a qualidade do produto, seja a diversificação de sabor, ou em apresentação.

Também estamos a experienciar algumas variedades de Kiwi amarelo, vermelho e arguta; pretendendo verificar as variedades que melhor se adaptam ao nosso clima e solo, com melhor rentabilidade, custos de instalação, exploração e melhor sabor.

Inicialmente, a cultura do kiwi era isenta de pragas, doenças ou infestantes; começa agora a apresentar alguns problemas de fitossanidade, nomeadamente o cancro bacteriano (PSA) e a mosca do mediterrânio (Ceratitis capitata), em anos mais secos (como é o caso deste ano). Como em tudo na vida, e a cultura do kiwi não é exceção, para se estar numa qualquer atividade, é necessário muito trabalho, muito rigor e muito profissionalismo. Na kiwicultura, essa exigência é ainda maior, pelos condicionalismos climáticos a que a agricultura está sujeita; por essa razão, quem quiser iniciar-se na kiwicultura, tem de ter a noção do trabalho atempado, o saber ler os sinais das plantas, e estar em constante alerta para os desequilíbrios que elas possam ter.

A Kiwicoop, após aumentar a sua capacidade de frio, está a modernizar e automatizar o seu processo produtivo; temos um plano estratégico de desenvolvimento. Vamos continuar a crescer na produção do kiwi verde; já iniciamos a venda do Kiwi Arguta ou baby kiwi e iremos colher os primeiros frutos dos Kiwis Amarelos e Vermelhos.

Estamos também a começar a venda do limão e do maracujá, produtos para complemento da nossa gama, e ocupação do pessoal em tempos mortos do trabalho do kiwi, mas também para ajudar os nossos agricultores a escoar o bom que se produz na região.

Através das melhores tecnologias de produção e valorização da segurança alimentar, qualidade do produto e satisfação do cliente, a marca tem, definitivamente, conquistado a preferência dos consumidores.

A Kiwicoop procura responder às necessidades do mercado de uma forma estruturada, e assim contribuir positivamente para a promoção do kiwi no país e no mundo. A marca tem como missão, a produção e comercialização de kiwi de qualidade acrescida… e o nosso solo e clima dão uma boa ajuda!

Nota: Artigo publicado na edição Agrotec 24.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: marketing@agropress.pt