FacebookRSS feed

Agrotec

Inscrição para o Congresso Europeu de Agricultura Biológica abre oficialmente no dia 17 de Maio

Aproveite a oportunidade e reserve o seu lugar virtual no Congresso Europeu de Agricultura Biológica 2021 que irá decorrer online, em directo de Lisboa, de 16 a 18 de Junho de 2021.

A edição deste ano, organizada pelo IFOAM Organics Europe e pela AGROBIO, é GRATUITA, no entanto os lugares virtuais são LIMITADOS.

Efetue o seu registo no link.

Consulte o programa e aceda a outras informações no site do Congresso .

Siga também nas redes sociais do evento: Facebook e Instagram.

#EUOrganic2030 #EOC2021 #MakingEuropeMoreOrganic

agricultura biológica

O Congresso deste ano irá debater a Política Agrícola Comum (PAC), as expectativas acerca das modificações do regulamento comunitário sobre a agricultura biológica, o contributo da agricultura biológica na atenuação das alterações climáticas, bem como os sistemas alimentares sustentáveis e o desenvolvimento rural. Serão dedicadas 6 sessões para que possa interagir e beneficiar do conhecimento e da experiência de grandes oradores e moderadores acerca do desenvolvimentos das políticas em matéria de agricultura biológica.


1º Dia: 16 de Junho

A nova PAC e o Pacto Ecológico Europeu: Quão distantes estão eles?

11:30-13:00 CEST – O objectivo desta sessão é de discutir como alinhar o plano estratégico proposto para a PAC com os objectivos do Pacto Ecológico Europeu. Em conjunto com Célia Nyssens, Responsável pela Agricultura na Agência Ambiental Europeia, iremos analisar até que ponto as ambições a nível nacional estão alinhadas com o Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente o de atingir a meta de 25% dos terrenos em modo de produção biológico até 2030.

Agricultura Biológica em Portugal

14:00-15:30 CEST – Iremos descobrir o trabalho feito em Portugal, relacionando a agricultura biológica com a saúde e a biodiversidade.

2ª Dia: 17 de Junho

A mitigação das alterações climáticas e a fixação do carbono na agricultura: Qual é o grau correto para essa ambição?

10:00-11:30 CEST – No segundo dia, iremos começar com um painel de discussão sobre a mitigação das alterações climáticas e a fixação do carbono na agricultura. Tomas Legge, Director dos Programas da Agricultura e da Utilização dos Solos na Fundação Europeia para o Clima, irá juntar-se à nossa discussão sobre como a “neutralidade climática” pode ser um objectivo viável e desejável para o sector da agricultura, tendo em conta a ênfase actual em volta da eficiência e dos riscos com os compromissos dos objectivos em matéria de biodiversidade.

Rumo a sistemas alimentares mais sustentáveis.

11:45-13:15 –  Apesar de ser amplamente reconhecida a necessidade de transitar para sistemas alimentares mais sustentáveis, ainda não foi atingido o consenso sobre como chegar a esse ponto. Durante esta sessão, iremos explorar de que forma os sistemas alimentares podem ser sustentáveis e qual a melhor maneira de o conseguir. Iniciativas tais como o plano de ação biológico, contratos públicos sustentáveis e outras estratégias estarão no centro desta sessão.

3º Dia: 18 de Junho

A nova regulamentação sobre a agricultura biológica (EU) 848/2018: O que irá mudar?

10:00-11:00 CEST – Está interessado em saber mais sobre as principais alterações regulamentares que se esperam da nova regulamentação Europeia sobre a agricultura biológica? Junte-se a nós nesta sessão que estará focada sobre os principais desafios que os operadores da vertente biológica terão de enfrentar para manter as conformidades com as regras comunitárias. Serão também debatidas e questionados até que ponto estas alterações terão impacto na forma de atingir os objectivos comunitários dos 25% das terras em modo de produção biológico até 2030?

Desenvolvimento rural: perspectivas a longo prazo para as áreas rurais.

11:15-12:15 CEST – A atracção e o desenvolvimento futuro das zonas rurais irá depender em grande parte da melhoria do clima e do desempenho ambiental das actividades agrícolas. O Congresso deste ano irá terminar com uma sessão que irá explorar de que forma as iniciativas, tais como as bio regiões, os laboratórios vivos e as demonstrações em explorações agrícolas, podem contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais e o sucesso do Plano de Acção Biológico.

Para terminar, estamos encantados por receber Janusz Wojciechowski, Comissário para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural que fará o discurso de encerramento do Congresso Europeu de Agricultura Biológica 2021.