FacebookRSS feed

Agrotec

InnovPlantProtect marca presença na 59ª Feira Nacional da Agricultura

O InnovPlantProtect (InPP) volta a participar na 59ª Feira Nacional de Agricultura (edição de 2023 - FNA 23), subordinada ao tema central “Superalimentos que estão a mudar o mundo – o Ovo” e toda a importância que este alimento representa não só para o setor agrícola mas também na cultura gastronómica e hábitos alimentares dos portugueses, que se realiza de 3 a 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém. O InPP abre portas aos visitantes, dando a conhecer as soluções inovadoras de base biológica e digital que tem disponíveis para a proteção de culturas.

O laboratório colaborativo (CoLAB) vai receber os visitantes no stand n.º 6, localizado na Nave B, entre as 10h00 e as 20h00, para dar a conhecer a sua atividade, os vários projetos em curso e os produtos e serviços de base biológica e digital concretos que têm para oferecer ao setor agrícola e ao mercado. Ao longo dos nove dias da feira, alguns dos investigadores do InPP estão no stand para demonstrar aos visitantes as várias valências do CoLAB de Elvas, que tem desenvolvido inovação que espera contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

“A FNA é o local por excelência para mostrar ao setor as capacidades, as competências, os projetos e as conquistas do InnovPlantProtect. É também o lugar ideal para a troca de conhecimentos e experiências sobre as pragas e doenças que afetam a agricultura. É finalmente um momento importante de partilha do CoLAB com o mundo agrícola”, revela Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP.

Outros temas e serviços em destaque serão a análise de microbioma, o desenvolvimento de estratégias para a obtenção de plantas mais resistentes a pragas e doenças e de modelos de risco, os serviços de identificação e diagnóstico molecular, os serviços de estabelecimento e manutenção de plantas in vitro, os serviços de genotipagem de variedades de plantas, a aplicação da inteligência artificial e da análise de imagens de drone em montado para desenvolver ferramentas de deteção precoce do fungo Phytophthora cinnamomi, a monitorização e diagnóstico da cigarrinha-verde na vinha, bem como da bactéria Xyllela fastidiosa, os sistemas de suporte à decisão baseados em SIG, entre muitos outros.

A Feira Nacional de Agricultura é uma das maiores feiras agrícolas do país, promovida anualmente, e onde estão representados todos os intervenientes do setor agrícola. Este evento pretende ser um espaço de debate, não só do tema central desta edição da feira, mas também das principais questões agrícolas do momento. Proporcionar a interação e o contacto entre os intervenientes e potenciar os negócios é outro dos objetivos deste certame.