FacebookRSS feed

Agrotec

Início normal da campanha de cereais de inverno

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas de novembro do INE, nos cereais praganosos, os trabalhos de preparação dos solos e sementeiras decorreram ao longo do mês, com interrupções pontuais devido à precipitação e situações de saturação dos solos.

cereais

Os teores de humidade adequados, associados a temperaturas amenas, possibilitaram germinações uniformes e bons desenvolvimentos iniciais.

Na aveia, a cultura cerealífera de instalação mais precoce, estima-se que a área semeada seja idêntica à da campanha anterior.

Subida das cotações do milho compensa menor produtividade

A colheita do milho decorreu ao longo do mês, ainda não estando totalmente concluída nalgumas zonas do litoral Norte e Centro.

Duma forma geral, as condições atmosféricas foram favoráveis a uma boa secagem natural, pelo que os teores de humidade do grão colhido permitiu dispensar a passagem pelo secador, assegurando custos de produção inferiores ao habitual.

Prevê-se uma diminuição na produção de milho de regadio de 5%, face a 2019, para as 700 mil toneladas.

De referir, no entanto, que a generalidade dos produtores considerou o ano satisfatório uma vez que, associado aos já referidos menores custos de produção, se verificou, no final da campanha, um aumento dos preços mundiais desta commodity para valores acima dos registados no último ano, em resposta ao aumento da procura por parte da China e às perspetivas de quebra de produção nos EUA e na Ucrânia (respetivamente, o primeiro e o quinto principais produtores mundiais de milho).