FacebookRSS feed

Agrotec

INIAV promove workshop sobre fitossanidade na cultura da batata

O evento, que se realiza no próximo 22 de novembro, debruça-se sobre a temática do "Controlo do nemátode das lesões radiculares Pratylenchus penetrans: uma abordagem biotecnológica".

O workshop trata-se de uma atividade integrante do projecto FCT “PratyTech”, coordenado pela Universidade de Évora (NemaLab-ICAAM). Conta ainda com a participação de investigadores da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa.

Embora tendo como cultura central a batateira, trata-se de um nemátode que constitui uma séria ameaça a diversas outras culturas hortícolas e à fruticultura.

Os nemátodes fitoparasitas são responsáveis por grandes perdas em diversas culturas, que chegam a atingir 108 milhares de milhões de euros por ano. Em termos de impacto económico, os nemátodes das lesões radiculares estão em 3º lugar, o que está diretamente relacionado com o número de plantas hospedeiras, mais de 400 espécies vegetais.

"O objectivo principal deste projeto é identificar genes que codifiquem proteínas em P. penetrans que possam ser utilizados como novos alvos para o desenvolvimento de estratégias de controlo mais específicas e eficientes (...) Neste contexto, o projeto envolve a implementação de abordagens biotecnológicas para o melhoramento de plantas", é possível ler-se no documento disponibilizado pela organização.

"Um outro aspeto relevante da proposta PratyTech é conhecer o perfil de expressão genética do hospedeiro e as alterações celulares que ocorrem após a infeção da batateira com P. penetrans, podendo providenciar informações importantes sobre os mecanismos moleculares envolvidos nesta cultura economicamente importante. A longo prazo, o nosso objetivo é desenvolver metodologias alternativas e inovadoras que permitam a obtenção de culturas resistentes ao NLR para serem aplicadas a culturas agrícolas, importantes não só em Portugal, mas também em outras partes da Europa e do Mundo onde P. penetrans tenha impacto económico relevante"

O projeto termina no próximo dia 30 de novembro. Pode consultar a imagem de apresentação do mesmo aqui.