FacebookRSS feed

Agrotec

Impacto económico positivo dos acordos comerciais na agricultura da UE

A agenda comercial da UE deverá ter um impacto global positivo na economia da UE e no setor agroalimentar, segundo novo estudo apresentado pela Comissão Europeia aos Ministros da Agricultura da UE no Conselho AGRIFISH e na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu. 

Acordos comerciais UE agricultura

Os acordos comerciais deverão resultar em aumentos substanciais nas exportações agroalimentares da UE, com aumentos mais limitados das importações, mostrando um impacto positivo na balança comercial até 2030.

O estudo confirma igualmente que a abordagem da UE de conceder um montante limitado de importações de direitos mais baixos (através de contingentes pautais) é a melhor abordagem em termos de proteção de sectores agroalimentares específicos vulneráveis na UE.

Uma comparação entre os estudos de impacto acumulado de 2016 com 2021 mostra a eficácia das quotas tarifárias na mitigação dos impactos nos sectores sensíveis, como a carne de bovino, o arroz ou o açúcar.

O estudo realizado pelo Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia abrange os efeitos cumulativos de 12 acordos comerciais sobre o sector agroalimentar até 2030 - acordos de comércio livre (ACL) recentemente celebrados ou implementados pela UE, bem como os acordos comerciais na agenda da UE.

Sendo um exercício teórico de modelização, o estudo inclui os resultados comerciais para o sector agrícola no seu conjunto e os impactos sectoriais específicos no comércio, nos preços dos produtores e nos volumes de produção.

Aceda ao documento: Cumulative economic impact of trade agreements on EU agricultureof trade agreements on EU agriculture