FacebookRSS feed

Agrotec

III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva reflete sobre sustentabilidade, desafios do setor e nova PAC

O III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, que decorrerá em Cáceres nos dias 1 e 2 de dezembro, com o lema "Sustentabilidade Garantida", irá refletir sobre os desafios do setor em matéria de produção e sanidade, o contributo social e económico da pecuária, a sustentabilidade e os desafios da nova Política Agrícola Comum (PAC).

Este Congresso internacional é organizado pelas Cooperativas Agro-alimentares de Espanha, com a participação das uniões territoriais da Andaluzia, Castilha e Leon e Extremadura, pela Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Animal, a ACOS - Associação de Agricultores do Sul e a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, contando com o AgroBank como patrocinador principal e com o apoio de diversas outras entidades patrocinadoras e colaboradoras.

A comunicação de abertura terá lugar às 9h30 do dia 1 de dezembro, a cargo do Chefe Adjunto da Unidade de Previsões da PAC DG AGRI da Comissão Europeia, Ricard Ramón, que analisará as estratégias europeias para a pecuária extensiva, dando lugar à primeira Mesa Redonda, que abordará a produção pecuária em extensivo em Espanha e em Portugal, e a contribuição das novas tecnologias aplicadas.

A sanidade animal e vegetal será o tema central de outra das Mesas que compõem este congresso em que, entre outros temas, serão abordados os avanços da investigação no que diz respeito à vacina contra a Peste Suína Africana e o montado/dehesa como recurso.

Posteriormente terá lugar a inauguração oficial do III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, às 13.00 horas, a cargo do presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, a Ministra da Agricultura e Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes e o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Luis Planas Puchades.

O congresso prossegue, da parte da tarde, com análise do ecossistema do montado/dehesa como gerador de valor, assim como a promoção e comercialização de produtos deste sistema agrosilvopastoril. Entretanto, e a acontecer durante todo o congresso, serão apresentadas comunicações de investigação científica relacionadas com os assuntos abordados no decorrer do congresso.

A jornada do dia 2 de dezembro do III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva iniciará com o tema sobre a sustentabilidade e a futura Política Agrícola Comum (PAC). Mais tarde, a  partir das 12h30, terá lugar a apresentação de conclusões, entrega de prémios e encerramento do evento, que ficará a cargo da conselheira de Agricultura, Desenvolvimento Rural, População e Território da Junta da Extremadura, Begoña García Bernal.

Sobre o Congresso

O III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva surge com o objetivo de abordar os aspetos técnico-científicos em torno da produção, comercialização e novas tecnologias, assim como de política agrícola, associados à pecuária extensiva, a valorização ambiental, territorial, económica e social.

Conta com a colaboração do AgroBank como patrocinador oficial. Conta também com o patrocínio do Banco Santander, Banco de Crédito Agrícola e COVAP, e a colaboração do MSD Animal Health, a Diputación de Badajoz, Euromiel, EA Group, Cooprado, Copasa e Diputación de Cáceres, aos quais se juntam várias outras empresas e entidades colaboradoras.

Durante todo o congresso serão apresentadas comunicações orais e vídeos de investigação científica relacionados com os assuntos abordados no congresso, como a produção em extensivo, a sanidade animal e vegetal, a sustentabilidade e a promoção e comercialização, para o que os organizadores contam com a colaboração da Universidade da Extremadura.

Toda a informação referente a esta iniciativa internacional está disponível aqui, na qual é possível realizar as inscrições para este evento, que espera reunir mais de 300 profissionais provenientes de toda a Espanha e de Portugal.

Consulte o programa aqui.