FacebookRSS feed

Agrotec

Identificada solução natural contra a Xylella fastidiosa, uma das doenças que mais preocupa a agricultura

A Xylella fastidiosa é considerada uma das principais ameaças à agricultura. É uma bactéria responsável pela murcha ou apodrecimento geral, em alguns casos mais agudos de folhas e ramos secos e, por fim, a morte de toda a planta. Até ao momento, as únicas medidas de controlo para evitar sua disseminação são a demarcação da área onde é detectada sua presença e a erradicação da cultura afetada.

(Imagem: LAINCO, S.A.)

No entanto, essas ações não têm impedido a disseminação dessa bactéria em todo o mundo, com o impacto social e económico que isso acarreta. Daí a necessidade urgente de soluções eficazes para o seu controlo.

Uma solução natural que surge após mais de cinco anos de trabalho do Departamento de Desenvolvimento da LAINCO, em colaboração com o Centro de Inovação e Desenvolvimento em Fitossanidade (CIDSAV) da Universidade de Girona, para o controle e prevenção eficazes da Xylella fastidiosa, bem como para outras doenças bacterianas, como as causadas por Pseudomonas syringae em kiwi ou tomate, Xanthomonas arboricola em caroço e amêndoa ou Erwinia amylovora em pêra.

Impacto económico da Xylella

Já presente em áreas bastante extensas do continente americano, dos Estados Unidos à Argentina, Oriente Médio, Ásia e Europa, a bactéria tem vindo a causar perdas significativas e de grande impacto económico, em videiras, oliveiras, frutíferas de caroço, principalmente amendoeiras e árvores cítricas, embora mais de 300 espécies hospedeiras tenham sido identificadas. Estima-se que apenas na viticultura da Califórnia, a praga causa danos no valor de US $ 104 milhões por ano.

Na Europa, onde está presente desde 2013, o risco de propagação desta doença é muito elevado, dadas as suas condições climáticas. Por isso, é considerada na União Europeia como uma praga quarentenária prioritária pela Organização Europeia e Mediterrânea para a Proteção de Plantas (EPPO).

Segundo um estudo da Universidade de Wageningen (Holanda), do Instituto de Agricultura Sustentável do CSIC (Espanha) e do Instituto Valenciano de Investigação Agrária (IVIA-Espanha), com base num modelo bioeconómico, conclui que, na ausência de medidas de controlo, a propagação da doença no sector olivícola significaria perdas económicas de milhares de milhões de euros num horizonte de 50 anos.

De acordo com esses modelos, só a propagação da doença em Itália teria um impacto econômico de até 5 200 milhões de euros. O replantio com variedades resistentes reduziria esse impacto para 1 600 milhões de euros, enquanto a redução da velocidade de propagação da doença com medidas de controlo economizaria 1 300 milhões de euros. Por outro lado, a introdução e posterior expansão da doença na Grécia e em Espanha teriam um impacto económico de até 2.000 e 17.000 milhões de euros, respectivamente.

Mais de cinco anos de pesquisa

A empresa espanhola especializada na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de soluções fitossanitárias LAINCO começou em 2016 a trabalhar na busca de soluções naturais para o controlo de doenças bacterianas, dados os problemas que a Xylella fastidiosa e as principais cepas identificadas podem causar na agricultura mundial .

A partir do estudo das propriedades de alguns óleos essenciais em que a LAINCO já trabalhava, o Departamento de P + D + i iniciou os testes de óleo essencial de eucalipto contra Xylella fastidiosa, alcançando excelentes resultados e iniciando um protocolo de colaboração com o Centro de Inovação e Desenvolvimento em Fitossanidade (CIDSAV) da Universidade de Girona, dirigido pelo Dr. Emilio Montesinos.

Este estudo teve como objetivo determinar e comprovar a eficácia do produto contra diferentes subespécies de Xylella fastidiosa, estabelecendo seu modo de ação, bem como os protocolos de aplicação desde "in vitro" até a aplicação em campo.

É uma solução curativa e preventiva natural, de fácil aplicação, que respeita totalmente a matéria vegetal e a fauna auxiliar, com uma composição estável em altas concentrações e temperatura ambiente, e altamente eficaz na prevenção de infecções bacterianas.

Atualmente, a LAINCO acaba de receber em Espanha a patente dessa solução natural para seu uso como bactericida, e a patente será estendida mundialmente nos próximos meses.

Em 2022, a LAINCO começará a trabalhar nos processos de registro para aprovação nos Estados Unidos e na União Europeia, enquanto em alguns países da América do Sul esses procedimentos já foram iniciados. Uma vez que esses processos de registro tenham sido concluídos, esta solução é chamada para liderar o portfólio de produtos BIOcontrol da LAINCO, e espera-se que seja uma ferramenta altamente útil em nível global.