Governo lança concurso de €1 milhão para apoiar inovação agrícola e rural

O Ministério da Agricultura lançou esta semana um concurso, no valor de um milhão de euros, destinado a apoiar o trabalho desenvolvido pelos centros de competências do sector florestal e agroalimentar na área da inovação agrícola e rural.

«O concurso destina-se a financiar os 20 centros de competências já constituídos no território continental e, entre as operações apoiadas, está a implementação de agendas de inovação e investigação e a realização de sessões de trabalho com o objetivo de actualizar o levantamento de necessidades de inovação do setor agrícola e zonas rurais, promover a transferência de conhecimento para o setor, criar redes de parceiros e incorporar a inovação em toda a atividade», disse, em comunicado, o Ministério liderado por Capoulas Santos.

O concurso, que é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, tem como prioridades a aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural e promoção do trabalho qualificado e em rede entre os diversos agentes.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os centros de competências agregam agentes económicos de uma área estratégica, entidades do sistema científico nacional e autarquias, com o «objetivo de potenciar a competitividade e inovação das empresas».

Do mesmo modo, estas entidades visam o desenvolvimento científico e tecnológico, «aumentando a produtividade das culturas e inovando nos produtos agroalimentares e florestais».

As candidaturas ao concurso decorrem até ao dia 28 de setembro e podem ser submetidas através aqui.