FacebookRSS feed

Agrotec

Governo dos Açores apoia agricultores com dois milhões de euros devido à seca

O Governo dos Açores vai disponibilizar dois milhões de euros para a importação de 20 mil toneladas de alimentação animal, numa tentativa de ajudar os agricultores a fazer face à seca que se faz sentir na região.

acores

O titular da pasta da Agricultura, declarou que «isso representa naturalmente um esforço financeiro por parte do Governo» que «é inevitável», uma vez que se está a assistir a uma «situação muito complexa e até dramática».

«Não são novidade as secas no período do verão, mas ter uma seca depois de dois meses em que praticamente não choveu é muito dramático», referiu João Ponte, que adiantou haver uma duplicação do valor do apoio em termos comparativos com anos anteriores.

O executivo açoriano vai também abrir nos «próximos dias», ainda segundo o secretário regional da Agricultura e Florestas, um período de candidaturas para os agricultores que estão a ser confrontados com prejuízos na produção de milho forrageiro e produtos hortícolas acima de 25 por cento, com a realização de uma avaliação caso a caso.

João Ponte declarou que, no setor dos produtos hortícolas, «existe já um conjunto de produções que estão afetadas», enquanto no caso do milho há produções que «já se perderam na totalidade».

Fonte: Lusa