FacebookRSS feed

Agrotec

Governo antecipa pagamento de fundos comunitários aos agricultores

O Ministério da Agricultura está a antecipar os pagamentos dos fundos comunitários aos agricultores, para os ajudar a enfrentar os impactos da pandemia provocada pela Covid-19. Está previsto o pagamento de 60 milhões de euros até 9 de abril, com a aprovação de outros fundos comunitários.

Agricultura

«É uma medida de capital importância para garantir que as empresas têm liquidez para fazer face» ao impacto da pandemia, afirmou Maria do Céu Albuquerque à Lusa. «No dia 31 de março foram pagos 35 milhões de euros [de fundos comunitários aprovados] devidos desse mês e um montante semelhante seria pago a 30 de abril, mas começamos a antecipar o pagamento», explicou.

A governante adiantou que, do montante previsto liquidar em abril, foram pagos sete milhões de euros na sexta-feira, dia 3 de abril, e a intenção é «continuar todas as semanas a fazer outros adiantamentos até perfazer o montante de abril». 

«Começámos a sentir, em alguns setores, problemas no escoamento dos produtos por diversas razões», justificou a ministra da Agricultura. Nesse sentido, foi também lançado um programa para apoiar os produtos locais.