Governo antecipa pagamento de fundos comunitários aos agricultores
O Ministério da Agricultura está a antecipar os pagamentos dos fundos comunitários aos agricultores, para os ajudar a enfrentar os impactos da pandemia provocada pela Covid-19. Está previsto o pagamento de 60 milhões de euros até 9 de abril, com a aprovação de outros fundos comunitários.
«É uma medida de capital importância para garantir que as empresas têm liquidez para fazer face» ao impacto da pandemia, afirmou Maria do Céu Albuquerque à Lusa. «No dia 31 de março foram pagos 35 milhões de euros [de fundos comunitários aprovados] devidos desse mês e um montante semelhante seria pago a 30 de abril, mas começamos a antecipar o pagamento», explicou.
A governante adiantou que, do montante previsto liquidar em abril, foram pagos sete milhões de euros na sexta-feira, dia 3 de abril, e a intenção é «continuar todas as semanas a fazer outros adiantamentos até perfazer o montante de abril».
«Começámos a sentir, em alguns setores, problemas no escoamento dos produtos por diversas razões», justificou a ministra da Agricultura. Nesse sentido, foi também lançado um programa para apoiar os produtos locais.