Governo abriu concursos de €80 milhões para a agricultura e agroindústria

O Governo abriu dois concursos, no valor de 80 milhões de euros, para financiar investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas, foi esta segunda-feira divulgado pelo Ministério da Agricultura.

agroindustria

Os dois concursos decorrem, até março de 2017, no âmbito do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural e destinam-se a financiar investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas, bem como na exploração agrícola.

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, na área dos “Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, o objetivo é «apoiar a realização de investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas destinados a melhorar o desempenho competitivo das unidades industriais, através do aumento da produção, da criação de valor baseada no conhecimento, em processos e produtos inovadores, na melhoria da qualidade dos produtos, numa gestão eficiente dos recursos, no uso de energias renováveis».

Relativamente ao investimento na exploração agrícola, «o objetivo é apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração».

Para o ministro da Agricultura, os dois concursos vão «impulsionar o investimento no setor através da implementação de uma nova dinâmica no programa de apoio, recuperando atrasos e colocando novos apoios ao serviço da agricultura».

Capoulas Santos sublinha que «não há tempo a perder» e que «o Governo tem feito um esforço grande para garantir também o nível de investimento no setor, que vai agora ser reforçado com este novo pacote de ajudas».

Fonte: Lusa