Fundão recebe amanhã XXII Fórum Nacional de Apicultura e XX Feira Nacional do Mel
A cidade do Fundão recebe, no próximo sábado 4 de novembro, o XXII Fórum Nacional de Apicultura. Este evento, promovido pela FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, PINUS VERDE e Câmara Municipal do Fundão, compreende também a XX Feira Nacional do Mel que se realiza nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Pavilhão Multiusos do Fundão. O objetivo destes eventos, considerados os maiores do setor apícola nacional, é promover e debater esta atividade tão importante para o país e para a região da Cova da Beira.
A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, presidirá à sessão de abertura do XXII Fórum Nacional de Apicultura, no Octógono, no Fundão, a partir das 9h30 de sábado, dia 4 de novembro. A sessão contará ainda com a participação de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Manuel Gonçalves, Presidente da FNAP e Marisa Monsanto, Presidente da Pinus Verde.
Para Manuel Gonçalves, Presidente da FNAP, “a ambição é promover a apicultura, e contribuir para estimular a inovação e a partilha de conhecimentos entre todos os intervenientes no setor apícola. A apicultura é uma atividade económica que gera rendimentos nos territórios de baixa densidade, diretamente e indiretamente através da polinização de culturas. Daí a sua importância e interesse para o país”.
O programa de ambos eventos prevê três dias de grande atividade, com workshops de formação dedicados e dirigidos aos ativos do setor apícola nacional e várias atividades de divulgação do Mel e dos outros produtos apícolas.
Num ano difícil para o setor apícola, com a seca extrema a reduzir de forma significativa a produção de mel, ameaçando a sustentabilidade de muitas explorações apícolas, o Fórum Nacional de Apicultura, que se realiza durante todo o dia 4 de novembro, adquire primordial importância na definição do futuro da atividade apícola e, consequentemente, da valorização e sustentabilidade dos territórios rurais de Portugal. Neste dia de discussão, que se pretende aberta e franca entre apicultores, dirigentes associativos, técnicos e investigadores, os temas em destaque são as ajudas ao setor previstas no PEPAC, a qualidade dos produtos da apicultura e o papel das abelhas na polinização de culturas.
Destaque também para a XX Feira Nacional do Mel, com a inauguração oficial agendada para dia 3 de novembro às 18h00. Este certame é o espaço natural para a apresentação e divulgação das melhores práticas, produtos e projetos que vão surgindo no setor apícola nacional e internacional.
Mais informações aqui.