FacebookRSS feed

Agrotec

FSC® Portugal organiza FSC Friday dedicado às artes e à cultura

 No próximo dia 24 de Setembro acontece mais um FSCFriday, um dia dedicado à reflexão sobre a importância da gestão florestal responsável e ao papel que o Forest Stewardship Council (FSC) desempenha neste âmbito.

"Sabemos que as florestas ocupam grandes áreas do nosso planeta e são responsáveis por muitos dos produtos que usamos no nosso dia-a-dia. O papel dos cadernos onde escrevemos, as rolhas das garrafas de vinho que compramos, ou a madeira da mesa da nossa cozinha, são alguns exemplos de produtos com origem na floresta. Mas a floresta não nos dá apenas materiais, ela é a casa da grande maioria dos animais que existem no mundo e o sustento de muitas pessoas. A floresta é ainda responsável pela qualidade da água que bebemos e do ar que respiramos", refere a FSC em comunicado.

A temática desta edição deve-se ao facto de existirem muitas coisas em comum entre a floresta e a cultura, "não só os materiais como já identificámos, mas principalmente o facto de enquanto seres humanos, não vivermos sem as duas! E numa altura em que tanto reconhecemos os constrangimentos que o sector da cultura tem passado, queremos aliar-nos a esta causa, e neste FSC Friday, iremos promover uma série de actividades que destaquem a importância de uma gestão florestal responsável para o futuro da cultura", explica a FSC.

Este ano, este evento conta com a participação de três actores conhecidos do grande público, Pedro GórgiaTiago Aldeia e Alexandre da Silva, que irão desenvolver uma acção de palco, abordando de uma forma divertida, o papel de todos na protecção das florestas, através de um consumo responsável. Haverá também um momento dedicado à música, com a apresentação de dois instrumentos musicais fabricados integralmente em madeira e cortiça certificada de origem nacional, e que serão oferecidos aos músicos Diogo Clemente e Tatanka.

Esta iniciativa do FSC Portugal, conta com o apoio de várias organizações certificadas e paceiros, como a 2BForestALTRI FlorestalDirecção Regional dos Recursos Florestais (Governo dos Açores)Euro2 (JG -Artes Gráficas)FibromadeFINIECOJerónimo MartinsSedacor, Sonae AraucoTetra PakThe Navigator CompanyUnimadeirasVicaima e Vinhos do Alentejo, evidenciando a importância da certificação florestal e o seu contributo para uma gestão florestal responsável.