FacebookRSS feed

Agrotec

Festival da Batata Doce regressa a Aljezur no fim de novembro

O Festival da Batata Doce vai voltar a animar o Espaço Multiusos de Aljezur, de 25 a 27 de novembro.

Além das variedades de receitas com esta iguaria, a edição deste ano terá uma novidade: a existência de um evento ao longo da feira que ligará a gastronomia às artes e à cultura.

Apresentado oficialmente na feira Portugal Agro, que se realizou de 28 a 30 de outubro na FIL, em Lisboa, o Festival da Batata Doce terá, também, o já habitual concurso de doçaria à base de batata doce, assim como showcookings, em que «os chefes serão desafiados a dar novas interpretações» a esta iguaria.

Recorde-se que o Festival consegue escoar toneladas de batata doce, «o que é muito bom para a Associação de Produtores de Batata Doce», diz José Amarelinho, presidente da Câmara de Aljezur.

Batata doce essa, da variedade Lyra, que é «única», por ser aquela que tem a Indicação Geográfica Protegida. «Estamos preocupados com as imitações que surgem, como a chinesa, ou a da América do Sul, mas esta é a verdadeira: aquela que não engana ninguém», defende José Amarelinho.

Resultado de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur com o principal intuito de valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma.

Fonte: Sul Informação