FacebookRSS feed

Agrotec

FENAREG apresenta prioridades do regadio ao Ministério da Agricultura

A FENAREG entregou ontem, 6 de janeiro, à ministra da Agricultura um memorando com as prioridades de atuação e investimento para mais e melhor regadio em Portugal.

FENAREG

«É essencial uma política agrícola orientada para o regadio, geradora de condições de fundo para um desenvolvimento do território rural e crucial à sustentabilidade da produção nacional de alimentos», defendeu José Núncio, presidente da FENAREG, na audiência com Maria do Céu Albuquerque.

A organização apresentou um conjunto de medidas que considera prioritárias para a sustentabilidade do regadio, setor de importância crescente para as explorações agrícolas e para a agricultura nacional.

As mesmas prendem-se com a necessidade de investimento, considerando-se essencial continuar a modernização do regadio para melhorar o funcionamento e maximizar a eficiência no uso dos recursos.

A organização defende ainda, em relação à agua, que se deve aumentar a capacidade de armazenamento de água/regularização das bacias hidrográficas e ligação em rede das diversas infraestruturas/reservatórios e adotar práticas de agricultura de precisão ao nível das tecnologias de rega.

Quanto à energia, deve-se aumentar a eficiência energética e substituir fontes de energia convencionais por renováveis nas infraestruturas de regadio e adequar os contratos à atividade sazonal da rega: possibilidade de contratar 2 potências elétricas diferentes ao longo de 12 meses.

Estas medidas constam de um estudo alargado que a FENAREG promoveu, dando o seu contributo para a definição de uma Estratégia Nacional para o Regadio em Portugal até 2050, com um plano de ação a executar durante o próximo Quadro Comunitário de Apoio até 2030. O documento detalhado foi hoje entregue à Ministra da Agricultura.

No âmbito das negociações sobre a reforma da PAC e dos restantes instrumentos financeiros da União Europeia, Portugal deverá submeter à Comissão Europeia um documento de “Estratégia Nacional”.