FacebookRSS feed

Agrotec

Fenafloresta elege novos Corpos Sociais para 2022-2025

Foram eleitos a 27 de janeiro os novos Órgãos Sociais da FENAFLORESTA para o quadriénio 2022-2025, na Assembleia que decorreu na COPOMBAL (em Pombal). O novo Conselho de Administração passa a ser presidido pelo Eng.º Armando Pacheco, acompanhado pelo Senhor Manuel Silva e pelo Engº Duarte Gomes.

O Engº Armando Pacheco, depois de empossado como novo Presidente da FENAFLORESTA, destacou que: «A Floresta sempre desempenhou um papel importante no nosso país, mas com o PRR, esperamos uma oportunidade única que não podemos desperdiçar. A FENAFLORESTA, neste momento, representa organizações de produtores florestais de todo o país e iremos, como primeiro objetivo, alargar o número de associados e, de seguida, ainda este ano, trazer uma dinâmica de crescimento com as AIGP e OIGP».

A nova Administração agradeceu o desempenho dos Órgãos Sociais cessantes e demonstrou a intenção de contribuir para que as organizações de produtores florestais sejam representadas para que todas possam ser apoiadas pelas novas medidas do PEPAC. 

 O valor inquestionável da floresta 

A FENAFLORESTA considera que a sociedade portuguesa reconhece a importância ambiental da floresta, mas o seu potencial económico e social tem, muitas vezes, sido descurado.

O setor florestal representa 1,5% do PIB e 10% das exportações de mercadorias, sendo que uma grande parte das exportações (cerca de 70%), é valor acrescentado que fica no país. É necessário incentivar a gestão conjunta e torná-la atrativa, através de investimento e de incentivos.

E fundamental promover o valor dos serviços prestados pelos ecossistemas, a economia verde e circular, que não se limita a associação do valor económico à extração da madeira, mas que incorpora outros elementos. Sendo o minifúndio, o maior desafio, para uma gestão sustentável e integrada.

As florestas são reconhecidas como locais de experiência e recreio, tendo associado benefícios psicológicos, emocionais e sociais bastante conhecidos, mas precisamos de, em rede e em parceria, criar as formas para que a sustentabilidade económica, social e ambiental caminhe e progrida.