FacebookRSS feed

Agrotec

Feira de inovações em Montemor-o-Novo

agricultura

No início de outubro, 13 parceiros provenientes de 10 países europeus juntam-se, na cidade de Montemor-o-Novo, tendo como anfitrião o ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, da Universidade de Évora, para discutir e trocar ideias sobre as inovações identificadas nas suas regiões de origem, através da iniciativa Feira de Inovações.

A iniciativa surge no âmbito do projeto europeu HNV-Link (High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge), financiado pelo programa “Europeu Horizonte 2020” que implementa um programa de intercâmbio de inovações em áreas agrícolas de elevado valor natural.

O HNV é um projeto europeu que reúne organizações de agricultores, agentes de desenvolvimento, consultores e investigadores na perspetiva de juntos identificarem soluções inovadoras que permitam manter as paisagens agrícolas de elevado valor natural, viáveis e socialmente atrativas.

Já a Feira de Inovações é o culminar de um ano de trabalho diligente de todos os parceiros do HNV-Link.

Para alcançar a Feira de Inovações, cada parceiro realizou: (i) uma avaliação socio-ecológica da sua área, (ii) trabalhou com os stakeholders da sua região na formulação de uma visão que permitisse melhorar a viabilidade socioeconómica e ambiental da sua área agrícola de elevado valor natural, e (iii) identificou e inventariou as inovações já existentes assim como as necessidades de inovação para a mesma área.

Nesta Feira «os parceiros irão envolver-se num processo de reflexão com várias fases, no qual irão definir que processos de inovação devem ser aplicados em cada área. Neste processo vão ter a possibilidade de escolher entre mais de 200 inovações».

«As inovações identificadas neste processo podem ter um impacto significativo no desafio Europeu de proteger a biodiversidade, proporcionando bem-estar às comunidades», explica Guy Beaufoy, o coordenador de projeto para o trabalho de inovação.

Inovações, desde agronómicas até às institucionais, podem fornecer aos agricultores e outros habitantes rurais as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades agrícolas, garantindo a salvaguarda da biodiversidade, da qualidade da água, a prevenção de incêndios, a qualidade e beleza da paisagem, assim como a existência de produtos agrícolas únicos.

O ICAAM contribui para a Feira com o levantamento de inovações e necessidade de inovação identificadas no Montado do Sítio de Monfurado.