FAO publica mapa mundial da fome
A última estimativa da FAO indica que a redução da fome no mundo continua: estima-se que cerca de 805 milhões de pessoas passem fome crónica (um em cada nove habitantes do planeta) entre 2012-1014, menos 100 milhões do que na década passada e menos 209 milhões do que o registado em 1990-92. Apesar deste progresso, as diferenças entre regiões continuam a persistir.
Segundo o relatório, o continente asiático concentra dois terços da população faminta em todo o mundo: 526 milhões de pessoas. Na África subsaariana, uma em cada quatro sofre de desnutrição – a pior prevalência entre todas as regiões avaliadas. O motivo, diz a FAO, são conflitos e desastres naturais.
O documento, que é publicado anualmente pela FAO, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), levou em conta os dados sobre a fome em 136 países e territórios monitorizados por estas organizações.
A agência das Nações Unidas refere ainda que a redução da desnutrição no mundo depende de comprometimento político, expresso através de programas e políticas públicas adequados.
Ver mais informação aqui.