FacebookRSS feed

Agrotec

Estremoz acolhe Feira Internacional de Agropecuária

A 31.ª Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), considerada pelos promotores «um dos maiores eventos realizados a sul do Tejo», abre as portas esta quinta-feira, 27 de abril, com mais de 450 expositores de diferentes setores.

O certame, que pretende contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, decorre até ao dia 1 de maio, no parque de feiras e exposições de Estremoz, no distrito de Évora, com a participação de expositores de setores tão distintos como a pecuária, artesanato, maquinaria agrícola, produtos regionais, comércio, indústria, serviços e setor automóvel.

A FIAPE agrega a 35.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, considerada pelos organizadores como «uma das mais conceituadas a nível nacional», com a participação de 120 artesãos, de várias localidades.

O certame, que inclui também a Festa da Juventude de Estremoz (Juvemoz), recebe anualmente largos milhares de visitantes e está a cargo do município, enquanto o setor da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).

O presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha, disse à Lusa que «as expectativas são muito positivas para a FIAPE deste ano», com o espaço para expositores esgotado, prevendo que «será mais um sucesso deste certame».

No setor da pecuária, este ano, segundo a ACORE, «está esgotado o espaço» e vão estar expostos animais de raças seletas, nomeadamente cerca de 600 exemplares de gado ovino e caprino, 140 bovinos e vários equinos.

Com concursos de ovinos e bovinos, o primeiro Concurso de Queijos Tradicionais do Alentejo e o Concurso de Jovens Criadores de Animais de Quinta, colóquios temáticos e "workshops", o certame vai apresentar também produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, além da gastronomia tradicional.

Na cerimónia de inauguração, na quinta-feira, vão ser entregues os prémios do III Concurso de Vinhos de Estremoz, do V Concurso Regional de Azeites - Prémio FIAPE e do XXII Concurso de Cozinha Alentejana.

Fonte: Lusa