Engenharia Hortícola apresentado em Lisboa a 2 de novembro

A obra Engenharia Hortícola, da autoria de Domingos Almeida e Mário Reis, editado pela Publindústria – Edições Técnicas, será apresentado no dia 2 de novembro, às 14h00, no ISCTE, em Lisboa no âmbito do I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort 2017).

livro

A apresentação conta com a presença de um dos autores, Mário Reis, bem como de António Malheiro, que irá apresentar a editora.

A obra, distribuída pela Agrobook – Conteúdos de Agronomia, conta com o apoio da revista Agrotec.

Este livro sistematiza os conhecimentos relevantes sobre engenharia hortícola que, conjugados com os conhecimentos fitotécnicos pertinentes,são indispensáveis ao projetista, ao construtor e ao operador de sistemas de cultura protegida.

O investidor não deve ignorar o valor destas competências nem subestimar os custos da ignorância e do amadorismo nesta área.

O texto resulta da experiência técnica e docente dos autores e traz para a literatura técnica em português um tema atual necessário para o acompanhamento da sofisticação tecnológica e intensidade de investimentos requeridos na engenharia hortícola.

A engenharia hortícola recorre a diversas disciplinas de engenharia – que se ocupam de materiais, estruturas, energia, instrumentação e controlo –, às ciências das plantas e a conhecimentos da fitotecnia hortícola para conceber, desenvolver, instalar e operar sistemas de cultivo que incrementem o valor das produções hortícolas.

As aplicações da engenharia hortícola assumem a sua maior complexidade nos sistemas de horticultura herbácea alimentar e ornamental de maior valor acrescentado.

O livro contextualiza a cultura protegida e os abrigos hortícolas, descreve a tecnologia e a utilização de quebra-ventos, cobertura do solo, cobertura direta, abrigos baixos e abrigos altos. Explica depois os métodos de condicionamento dos diferentes elementos do clima nos abrigos – aquecimento, arrefecimento, ventilação, iluminação e fertilização carbónica – e, finalmente, a os sistemas de cultivo sem solo.

Os autores

Domingos Almeida é engenheiro agrónomo e professor no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa onde coordena o Freshness Lab for Fruits and Vegetables. Doutorado em Horticultural Sciences pela Universidade da Florida nos Estados Unidos, é autor do Manual

de Culturas Hortícolas e do Manual de Floricultura.

Mário Reis é engenheiro agrónomo e professor na Universidade do Algarve. Doutorado em Ciências Agrárias, investiga e ensina a horticultura protegida e os sistemas de cultura sem solo há mais de 25 anos em estreita colaboração com empresas e entidades públicas.

A Publindústria

A Publindústria assume como missão estratégica a promoção, divulgação e edição de conteúdos especializados afins ao conhecimento técnico e científico, representados pela edição de livros em suporte físico e digital, revistas especializadas, seminários e formações.

A chancela Agrobook agrega a oferta de conteúdos no domínio das ciências agrárias, agroalimentares e desenvolvimento rural. Ao longo de trinta anos temos vindo a percorrer um caminho de verdade e autenticidade que nos coloca hoje na liderança dos editores especializados em Portugal.

A Publindústria orgulha-se de ter na carteira de autores, conceituados especialistas das ciências agrárias e ver as nossas revistas Agrotec e TecnoAlimentar a atingir um elevado nível de notoriedade junto da academia e do mundo rural.