FacebookRSS feed

Agrotec

DIT-UK e INOVISA apoiam startups portuguesas de Agrotecnologia

agricultura

Reino Unido é o destino privilegiado para a internacionalização.

O Departamento de Comércio Internacional (DIT-UK) na Embaixada Britânica em Lisboa e INOVISA promovem competição para startups portuguesas com tecnologia aplicada ao setor agrícola.

O Departamento de Comércio Internacional (DIT-UK) na Embaixada Britânica em Lisboa e a INOVISA, criada pelo Instituto Superior de Agronomia, formaram uma parceria no âmbito do programa cropUP para apoiar startups nacionais com projectos inovadores na área da tecnologia aplicada ao sector agrícola e que tenham a ambição de desenvolver os seus projectos no Reino Unido.

No passado dia 25 de janeiro, a Embaixada Britânica em Lisboa foi palco de uma iniciativa que juntou empresas nacionais e especialistas do Reino Unido que deram a conhecer as oportunidades e desafios que o mercado britânico apresenta.

No mesmo encontro, cinco startups nacionais que integram o programa cropUP - EntoGreen, Agri Marketplace, Faarm, Wisecrop e Farmcloud - puderam apresentar também o seu modelo de negócio para uma competição, onde um painel de especialistas britânicos, em conjunto com a equipa em Lisboa, avaliaram cada projeto e o seu potencial de sucesso no Reino Unido.

O painel reconheceu todos os projetos pela sua inovação e o especialista em Agricultura de Precisão, Matthew Kealey, afirmou que «foi uma escolha difícil, pois este grupo apresentou projectos com muita qualidade e ambição».

São vencedoras a EntoGreen e Wisecrop, que irão beneficiar de um programa de reuniões, feito à sua medida, para conhecer o mercado britânico, estabelecendo contactos com especialistas e incubadoras, bem como apresentando os seus projectos a stakeholders do ecosistema de agrotecnologia local.

«O programa cropUP nasceu com o objetivo de apoiar startups AgTech que desenvolvem produtos ou serviços que ajudem a melhorar o sector agrícola, alimentar e florestal. Entre as várias atividades que estão englobadas neste programa encontra-se o apoio à internacionalização, onde colocamos as nossas startups em contacto com entidades que podem ajudar neste processo.

Com um dos setores agrícolas mais antigos do mundo, o Reino Unido é um dos pioneiros em investigação agrícola e é indiscutivelmente um líder em produção agrícola, deteção remota, previsão meteorológica e exploração de dados. A parceria entre o programa cropUP e o DIT-UK, reforça o apoio à internacionalização de startups, ajudando-as a conhecerem melhor o ecossistema inglês e a adaptarem as suas soluções a mercados globais», disse Sofia Araújo, da Gestão de Projetos - BOOST, INOVISA.

«Esta foi uma oportunidade fantástica de podermos conhecer projectos verdadeiramente inovadores de empresas portuguesas que identificaram o Reino Unido como um mercado alvo para se expandirem. O reconhecimento da qualidade dos projectos foi unânime por parte dos especialistas britânicos que estiveram envolvidos neste processo. A colaboração com a INOVISA tem sido muito positiva e esperamos poder continuar a trabalhar com estas empresas para que muito em breve venham a fazer parte do setor de agritecnologia britânico», referiu Ana Cristina Abreu, Assessora de Investimento do DIT/Embaixada Britânica em Lisboa

A parceria entre o DIT-UK e INOVISA irá continuar a apoiar as startups que fazem parte do programa cropUP e que tenham o Reino Unido no seu plano de internacionalização, contando com mais iniciativas ao longo deste ano.