FacebookRSS feed

Agrotec

Produção de cereais na UE vai descer 7.5%

O Copa-Cogeca informou que haverá uma forte redução da produção de cereais, de 7,5%, para este ano, em comparação com o anterior, e mostrou preocupação pela escassez de produtos no mercado para proteger as culturas das pragas e doenças.

Estes dados foram recolhidos por iniciativa do grupo de trabalho “Cereais”, cujo presidente, Max Schulman, declarou que «os números mais recentes mostram que a produção de cereais da União Europeia dos 28 (UE-28) vai baixar cerca de 7,%, estabilizando nos 296 milhões de toneladas, em comparação com os 320,5 milhões do ano passado mas. No entanto, as culturas de Inverno parecem estar em bom estado, pelo que há boas expectativas sobre a sua qualidade».

Este ano, em particular, há grande incerteza pela colheita de milho devido às altas temperaturas, assim como a ausência de inseticidas eficazes para protegê-los de lagartas e outras pragas. As plantas devem ser fortes para resistir a secas e períodos mais húmidos, pragas e doenças, e dispor de ingredientes suficientes para as rações do gado. Por esta razão, os agricultores devem ter bons instrumentos que lhes permitam proteger a saúde das suas culturas, assim como de matérias-primas apropriadas, como os fertilizantes.

Para que assim seja, é necessário melhorar a política aplicada atualmente pela União Europeia relacionada com os produtos fitossanitários disponíveis, reduzir a burocracia e, a longo prazo, o Copa-Cogeca chama a atenção para o apoio a um aumento da investigação, de forma a melhorar a obtenção de variedades vegetais e desenvolver variedades.

Fonte: Agrodigital (via Confagri).