FacebookRSS feed

Agrotec

Conheça o projeto CIAinVET

O Projeto CIAinVET pretende revelar o potencial epidémico da resistência aos antibióticos de importância crítica (CIA) em estirpes de origem animal, através de análise genómica em larga escala, e desvendar a possivel relação entre a virulência e a resistência, fornecendo evidências científicas sobre a emergência e a disseminação da resistência aos antibióticos nos animais produtores de alimentos. O INIAV é o líder do projeto.

CIAinVET

A resistência aos antibióticos constitui uma preocupação global de Saúde Pública, com graves repercussões na saúde humana e na saúde animal.

A maioria dos antibióticos utilizados na prática clínica humana são igualmente utilizados na medicina veterinária e na produção pecuária, na terapêutica clínica e profilática, constituindo os animais produtores de alimentos um potencial reservatório de bactérias resistentes aos antibióticos.

A presença de bactérias comensais e zoonóticas, resistentes a antibióticos considerados de importância crítica (CIA) na terapêutica clínica humana é particularmente preocupante, devido ao risco de transferência de determinantes de resistência entre os animais e os humanos.

Neste projeto, o potencial epidémico da resistência aos CIA de origem animal será abordado utilizando tecnologias genómicas de última geração, em combinação com as informações fenotípicas. Através destes resultados, serão fornecidas evidências científicas que informam a comunidade científica, decisores e outras partes interessadas sobre a emergência e disseminação da resistência aos antibióticos nos animais produtores de alimentos.

Na semana anterior, o projeto CIAinVET, através da sua newsletter, alertou para a problemática da resistência aos antibióticos, na semana em que se comemorou o Dia Europeu do Antibiótico, que aconteceu a 18 novembro.

Os principais objetivos concentram-se em:

  • Investigar a colonização intestinal de bovinos, suínos e aves por estirpes de Escherichia coli e Salmonella spp. resistentes aos antibióticos de importância crítica (CIA) através da caracterização dos respetivos perfis de suscetibilidade aos antibióticos;

  • Caracterizar os mecanismos de resistência e o seu enquadramento no contexto genético;

  • Identificar a diversidade de elementos genéticos móveis envolvidos na disseminação dos determinantes de resistência aos antibióticos detetados;

  • Revelar a ligação genética entre os determinantes de resistência aos antibióticos e os determinantes da virulência, avaliando assim o impacto que a pressão seletiva exercida pelos antibióticos pode exercer sobre a virulência bacteriana;

  • Promover e alargar a consciencialização de todos os intervenientes no processo (produtores, veterinários, inspetores, consumidores) sobre a disseminação da resistência aos antibióticos através da cadeia alimentar.

Saiba mais sobre o projeto.