FacebookRSS feed

Agrotec

Sentir Local: Compreender a lacuna entre a produção local e os consumidores

O Food4Sustainability, laboratório colaborativo na área da sustentabilidade agrícola, e a Building Global Innovators (BGI) aliaram-se à Universidade de Turim, em Itália, e ao Grupo AN e BeYou, entidades espanholas, para impulsionar a produção primária e reforçar as competências dos agricultores, através de uma iniciativa europeia proporcionada pelo EIT Food e intitulada “Sentir Local: Compreender a lacuna entre a produção local e os consumidores”.

Esta iniciativa decorrerá nos três países envolvidos – Portugal, Espanha e Itália – e pretende estudar as tendências de consumo por parte da população, caracterizar a produção local a nível nacional e promover a valorização da produção alimentar local.

O Sentir Local baseia-se na realização de inquéritos à população, nomeadamente a produtores e consumidores, com o objetivo de avaliar a perceção, consciencialização e opinião dos consumidores sobre os sistemas de produção locais e a qualidade dos produtos alimentares locais, analisar o perfil de consumo e identificar as motivações e barreiras, de forma a melhorar a promoção destes mesmos produtos.

O Sentir Local promove a partilha das preferências do consumidor e a sensibilização para produtos locais, através da realização de workshops para representantes do setor agroalimentar e abre portas à discussão das forças e fraquezas das cadeias produtivas.

Tendo por base os dados recolhidos nos inquéritos e os resultados da reunião com os representantes do setor agroalimentar, este projeto visa desenvolver uma plataforma de comercialização, um curso de boas práticas em sustentabilidade, estratégias de marketing e valorização de produto, e desenvolver redes de contacto entre produtores e consumidores.

Não perca a oportunidade de participar na realização destes inquéritos e ter um papel ativo no desenho de modelos de promoção de alimentos locais.

Se é consumidor pode participar clique aqui.

Se é produtor pode participar clique aqui.