FacebookRSS feed

Agrotec

Como reciclar resíduos alimentares e alimentar os nossos solos? Uma viagem da Compostagem pela Europa

Já está em curso o planeamento para comemorar a Semana Internacional de Sensibilização sobre a Compostagem em toda a Europa. Como reciclar resíduos alimentares e alimentar os nossos solos? Uma viagem da Compostagem pela Europa.

compostagem

Empresas ambientais e de reciclagem, organizações, investigadores e cidadãos em toda a Europa estão a celebrar a Semana Internacional de Sensibilização sobre Compostagem (ICAW) que decorre na semana de 2 a 8 de maio. Devido às restrições de movimento e de reunião em curso para proteger a saúde e a segurança das pessoas, a ICAW deve ser celebrado predominantemente através das redes sociais e webinars online. De qualquer modo o objetivo do programa é consciencializar os cidadãos sobre os benefícios do uso de composto e da reciclagem de resíduos alimentares para a sociedade, para o solo e para o meio ambiente.

O composto é importante para melhorar ou manter um solo de alta qualidade, cultivar plantas saudáveis, reduzir o uso de pesticidas químicos, melhorar a qualidade da água e proteger o meio ambiente. A reciclagem de resíduos alimentares desempenha um papel fundamental em manter este recurso valioso fora dos aterros. Este ano, um conjunto de experiências de diferentes países europeus será apresentada para promover a semana. Recicle os seus resíduos alimentares… para manter a matéria orgânica no solo é o lema deste ano.

solos

«Este lema reconhece a oportunidade para a agricultura se tornar mais sustentável e atingir os objetivos do Acordo Verde Europeu, da Estratégia Farm to Fork e da Estratégia de Biodiversidade. O movimento circular do processo de reciclagem de resíduos alimentares passando da quinta para o garfo, para a quinta novamente cria solos saudáveis que levam a um ambiente mais limpo e a alimentos mais nutritivos. Este ciclo sem fim começará de novo, sempre que os bioresíduos sejam recolhidos seletivamente», explicou Stefanie Siebert, Diretora Executiva da European Compost Network.

A Semana Internacional de Sensibilização sobre Compostagem, um programa que teve início no Canadá em 1995 e que tem sido promovido pelo Conselho Canadense de Compostagem, continuou a crescer desde então. A cada ano que passa, mais pessoas, empresas, municípios, administrações, escolas, grupos comunitários e organizações reconhecem a importância da compostagem e os benefícios de longo prazo da reciclagem dos resíduos alimentares. Este ano, os produtores e organizações europeias de composto irão juntar-se às celebrações da Semana.